Sustentabilidade – O que é?

Todos os dias nos deparamos com a palavra Sustentabilidade: muitos famosos, empresas empenhadas em associar seus produtos a este termo, ONGs, mídias sociais e…

Todos os dias nos deparamos com a palavra Sustentabilidade: muitos famosos, empresas empenhadas em associar seus produtos a este termo, ONGs, mídias sociais e diversos outros meios de informação abordam temas relacionados a este assunto. Mas afinal das contas, o que isso significa?

Entenda mais sobre o que é sustentabilidade e dê a sua contribuição consciente

O que é sustentabilidade?

O termo Sustentabilidade é oriundo do latim Sustinere, que indica “aguentar” ou “apoiar”. Desta maneira, a palavra designa a forma de vida humana de acordo com a natureza – isto é, um sistema no qual possamos usufruir de todos os benefícios disponíveis de uma maneira saudável e sem acarretar danos à estrutura de nosso lar planetário.

Sustentabilidade é agir de acordo com a nossa estrutura planetária, respeitando seus limites

Agir de acordo com as Leis da Natureza tem sido atualmente uma grande preocupação na vida do homem moderno, visto que a sociedade chegou a um ponto cujo retorno se dará apenas ao decorrer de milhares de anos, um fator que, no entanto, ainda podemos reverter.

A utilização da tecnologia nuclear, agrotóxicos sobre a terra, poluição atmosférica e o abuso de tantos outros recursos iniciados pela era capitalista proporcionou uma grande inversão de valores, cujo principal foco é o ostentar objetos materiais ao invés de procurarmos sermos de fato pessoas melhores. Portanto, para modificarmos o rumo decadente em que a nossa sociedade caminha, devemos compreender as causas que nos levaram à isto, a fim de que possamos trabalhar sobre elas.

A má aplicação da tecnologia é um dos responsáveis fatores de risco em nossa atualidade

Por que agimos de uma maneira não-sustentável?

A ausência da sustentabilidade se iniciou a partir da decadência moral do próprio homem: para melhor entendermos sobre este processo, retomaremos as palavras do filósofo iluminista Jean Jacques Rousseau, que em seu livro O Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens, depôs:

Todo conhecimento adquirido nesta etapa que chamamos de Século das Luzes, trouxe muitos benefícios à humanidade em termos técnicos. Porém isso não se aplica aos termos morais, visto que estas informações não foram distribuídas de maneira igualitária. Assim, apenas uma pequena minoria será privilegiada e com isso geraremos a escravidão e a tirania. Os homens de fato se esqueceram de sua Liberdade Natural.”

Modifique sua condição moral e garanta uma vida mais harmoniosa

Esquecendo-nos de nossa liberdade natural, como declara o filósofo, passamos a fazer parte de um rebanho social o que também nos gera infelicidade e ausência de propósitos.

Como podemos dar a nossa contribuição?

Felizmente, podemos resolver quaisquer problemas criados por nós mesmos. Porém, segundo Albert Einstein, “Um problema jamais é resolvido no mesmo âmbito em que foi criado”- assim, não será de forma superficial ou egoísta que também mudaremos o rumo da humanidade.

Um problema nunca é resolvido no mesmo âmbito em que foi criado

Portanto, pensar que a solução começa fora de nós mesmos, é um grande absurdo: para agirmos de acordo com a sustentabilidade, torna-se necessário uma mudança da maneira de pensar de cada pessoa, pois somente alterando o indivíduo é que alteramos as massas, os governos, as circunstâncias da vida, o meio ambiente, etc.

Refletindo sobre nossas ações e mudando nossa maneira de pensar, podemos fazer do mundo um lugar melhor

Portanto, inicie revendo seus valores morais e avaliando se realmente tudo aquilo que você compra é necessário. Isso não se aplica somente sobre a utilização ou não de sacolas plásticas, copos descartáveis, etc.,  mas sim sobre os itens mais requeridos que demandaram de muitos recursos para serem produzidos.  Acabe de vez com o consumismo exacerbado e tome medidas ecopráticas em sua vida.

Mãos à obra!

Para propor soluções realmente viáveis e eficientes aos leitores, o Mundo das Tribos sempre dispõe de matérias cujo foco é a responsabilidade ambiental.

Fique atento às novidades do Mundo das Tribos para adotar medidas mais eficientes em sua vida

Confira os artigos elaborados pela equipe do Mundo das Tribos, a fim de colocar o conceito sobre o que é sustentabilidade em prática, e assim se tornar uma pessoa altruísta e mais responsável para com o seu lar planetário.

Tijolos Ecológicos: Saiba mais sobre as vantagens deste material que além de possuir maior durabilidade, proporciona um impacto menor à natureza.

Roupas Ecológicas: Confira os diversos modelos que além de baratos, visam diminuir a questão do consumo exagerado por serem de ótima qualidade.

Telhas Ecológicas para Casas: Tenha à sua disposição um material durável e totalmente eficiente.

Franquia de Construtoras para Casas Ecológicas: Na hora de construir, procure por um serviço qualificado oriundo de estabelecimentos que respeitam a natureza.

Dicas Para Deixar a Casa Mais Ecológica: Tome medidas econômicas visando diminuir o impacto ambiental e também os seus gastos.


“Cada dia a natureza produz o suficiente para a nossa carência. Se cada um tomasse apenas o que lhe fosse necessário, não haveria pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.”

Mahatma Gandhi

Top