Calçados veganos: onde encontrar

Para muitos, quando se fala em calçados, ainda é importante que estes sejam confeccionados em couro legítimo, ou seja, um material fabricado a partir…

Para muitos, quando se fala em calçados, ainda é importante que estes sejam confeccionados em couro legítimo, ou seja, um material fabricado a partir da pele de animais. A principal preocupação é com a durabilidade do calçado, pois o couro animal é bastante resistente. Não se pode negar que a opção por este tipo de material, para muitos, também é uma questão de status. No entanto, atualmente tem crescido o número de pessoas que excluíram de suas vidas qualquer produto que tenha origem animal. Os chamados veganos (também os vegetarianos, apesar de haver diferenças entre eles) podem ter dificuldades, na hora de comprarem seus sapatos. Mas hoje já há muitas alternativas no mercado. Veja onde encontrar calçados veganos.

Crescem as marcas que investem na produção com materiais sintéticos (Foto: Divulgação)

Marcas que fabricam calçados veganos

Os calçados veganos nada mais são do que calçados feitos com materiais sintéticos ou reaproveitados. Do ponto de vista ambiental, ainda há problemas, quanto à fabricação destes materiais; porém, do ponto de vista ético, não há nenhum. Muitas marcas estão investindo nesse tipo de produção, cada vez mais. Algumas delas apenas fabricam calçados veganos; outras, oferecem, também, opções que não envolvem animais no processo. Veja algumas marcas de calçados com opções veganas:

– Melissa: sua marca registrada é a fabricação de modelos exclusivamente sintéticos.

– Firezzi: fabrica calçados em couro, mas também possui grande parte de sua produção, feita com materiais sintéticos.

– Picadilly: a marca não fabrica nada em couro animal. As matérias-primas dos calçados se decompõem em até 5 anos e não poluem o ambiente com resíduos químicos. Os materiais podem, ainda, serem reaproveitados como adubo. A  marca ainda possui uma linha fabricada com lonas de Outdoors reaproveitadas.

Calçado feito com lona (Foto: Divulgação)

– Goóc: a marca utiliza lonas de caminhão e pneus reciclado, para a produção de calçados e mochilas.

Leia Também:  Loja Sapatella Calçados

– Lojas de departamento: em grandes lojas, como C&A, Marisa, Riachuelo ou Renner é fácil encontrar, hoje, opções de calçados sintéticos. Muitas delas, quando vendem produtos em couro animal, anexam uma etiqueta no produto, como aviso.

Marcas menos conhecidas no mercado

Alguns modelos da Insecta Shoes (Foto: Divulgação)

Exemplo de reaproveitamento de materiais e exclusão de materiais de origem animal é a marca Insecta Shoes, ainda muito jovem no mercado. Criada por Bárbara Mattivy e Pamella Magpali, a marca fabrica calçados de forma artesanal e toda a matéria-prima é oriunda de brechós. As criadoras garimpam tecidos e outros materiais em brechós do Brasil e de outros países, transformando calçados ou fabricando com outros novos, em modelos únicos. As estampas são muito divertidas e diferentes de tudo que se vê, por aí.

Top