Sucos para controlar o colesterol

O colesterol é visto como um grande vilão, porém é um tipo de gordura essencial para o organismo. Ele é indispensável para a produção…

O colesterol é visto como um grande vilão, porém é um tipo de gordura essencial para o organismo. Ele é indispensável para a produção de novas células, sais biliares, vitamina D e hormônios como progesterona e testosterona. O problema aparece quando o excesso de colesterol começa prejudicar a saúde. Entretanto, ele pode ser tratado de várias formas, incluindo uma boa alimentação. Pensando nisso, selecionamos dicas de sucos para controlar o colesterol.

O sucos são excelentes aliados no controle do colesterol. (Foto: divulgação)

Colesterol

Uma parte dessa gordura é produzida no fígado e outra é obtida através da alimentação. No sangue, ele circula ligado a proteínas e forma partículas, chamado LDL e HDL. A diferença entre elas é que LDL carrega o colesterol para os tecidos do corpo, enquanto o HDL manda para o fígado, onde é eliminado como sais biliares.

É a partir daí que ocorre a má fama da LDL, pois quando surge em grandes quantidades, ele contribui para a formação de placas de gorduras, chamadas de ateromas. Essas gorduras podem causar obstrução da circulação de órgãos importantes como o coração, causando um infarto. Entretanto, existem casos dos quais a genética do paciente pode levar ao desequilíbrio nos níveis de colesterol. Nos demais, a alimentação costuma ser a principal causadora do aumento do colesterol.

Os sucos de berinjela são excelentes para o colesterol. (Foto: divulgação)

Veja também abacate reduz o colesterol ruim 

Sucos para controlar o colesterol

1. Suco de berinjela.

Propriedades da berinjela: a berinjela possui propriedades curativas, dentre elas está a redução dos níveis de colesterol.

Ingredientes: 2 fatias de berinjela, 1 laranja descascada inteira e meio copo com água.

Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador por aproximadamente 3 minutos. Tome o suco durante 72 dias, em jejum, pela manhã.

Leia Também:  Receita de rocambole gelado

2. Suco de abacaxi

Propriedades do abacaxi: trata-se de um excelente suco para controlar os níveis de colesterol, pois a fruta é rica em fibras solúveis.

Ingredientes: 1 abacaxi, 1 litro de água e açúcar a gosto.

Modo de preparo: descasque o abacaxi e corte-o em pequenos pedaços. Coloque os ingredientes no liquidificador e bata. Adoce o suco e beba sem coar.

3. Suco de uva

Propriedades:  a uva é uma fruta deliciosa, rica em resveratrol que atua na redução do colesterol LDL e trata-se de uma excelente antioxidante.

Ingredientes: 1 kg de uva, 1 litro de água e açúcar.

Modo de preparo:o primeiro passo é colocar as uvas em uma panela, adicionar os demais ingredientes e deixar ferver por alguns minutos. Coe o suco e bata no liquidificador com água gelada. Tome em jejum para reduzir o colesterol.

O suco de abacaxi ajuda a regular os níveis do colesterol. (Foto: divulgação)

Veja também alimentos que diminuem o colesterol 

O colesterol é uma gordura essencial para o bom funcionamento do nosso organismo. Para manter os níveis ideais do colesterol é indispensável adotar hábitos alimentares saudáveis e praticar exercícios físicos. Os sucos naturais são excelentes para o bom controle do colesterol.

Top