Sisutec cursos: Como funciona e quem pode fazer?

Sisutec cursos: Como funciona e quem pode fazer?

Saiba mais sobre Sisutec cursos: como funciona e quem pode fazer. O Ministério da Educação mantém no ar uma plataforma que amplia o acesso…

Por Isabella Moretti em 04/01/2016

Saiba mais sobre Sisutec cursos: como funciona e quem pode fazer. O Ministério da Educação mantém no ar uma plataforma que amplia o acesso à educação profissional em todo o Brasil. Esse Sistema de Seleção Unificada é bem parecido com o Sisu, só que contempla cursos de ensino técnico.

Sisutec cursos: Como funciona e quem pode fazer. (Foto Ilustrativa)

Sisutec cursos: Como funciona e quem pode fazer. (Foto Ilustrativa)

O mercado de trabalho tem se revelado cada vez mais exigente com relação aos seus profissionais. Por isso, as pessoas não devem se contentar simplesmente com a escolaridade básica e sim buscar novas oportunidades para se qualificar, como é o caso da habilitação técnica. Foi pensando nessa realidade que o Ministério da Educação resolveu lançar o Sisutec.

Leia mais: Sisutec vagas de cursos técnicos

Sisutec cursos: Como funciona e quem pode fazer?

O Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica) existe desde 2013, com o intuito de oferecer vagas gratuitas em instituições públicas e privadas de ensino profissionalizante. Esse processo seletivo é realizado duas vezes por ano, sempre no início de cada semestre. Os estudantes não pagam nada para fazer a inscrição e disputar uma das oportunidades.

Veja a seguir tudo sobre o Sisutec cursos: como funciona e quem pode fazer.

Como funciona o Sisutec Cursos?

O Sisutec distribui vagas para cursos técnicos gratuitos. (Foto Ilustrativa)

O Sisutec distribui vagas para cursos técnicos gratuitos. (Foto Ilustrativa)

O Sisutec funciona de forma semelhante ao Sisu: o Ministério da Educação reúne, em uma única plataforma, as vagas para cursos técnicos gratuitos. Depois, as pessoas interessadas devem se inscrever no sistema, dentro do prazo estipulado pelo calendário. A classificação é gerada pelo sistema de forma automática, adotando a nota no Enem como critério.

Vários cursos técnicos gratuitos são ofertados através do Sisutec, incluindo técnico em edificações, técnico em logística, técnico em farmácia, técnico em segurança do trabalho, técnico em redes de computadores e muito mais. Tudo depende da disponibilidade de cada instituição parceira.

Saiba mais: sisutec.mec.gov.br – Cursos Gratuitos Pronatec

Quem pode se inscrever?

Para se inscrever no Sisutec é preciso se enquadrar nos pré-requisitos. O sistema aceita inscrições de:

– estudantes que fizeram ensino médio na rede pública;

– estudantes que cursaram ensino médio na rede privada na condição de bolsista integral;

– Pretos, pardos e indígenas oriundos da rede pública (beneficiados pela Lei de Cotas).

Para se inscrever, é preciso ter participado do Enem. (Foto Ilustrativa)

Para se inscrever, é preciso ter participado do Enem. (Foto Ilustrativa)

Para se inscrever no Sisutec é preciso ter participado da edição mais recente do Enem. As pessoas que não fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio devem aguardar o preenchimento das vagas remanescentes, pois nessa etapa a participação no Enem não é critério obrigatório.

Veja também: Documentos para matrícula dos aprovados no Sisutec

Agora você já sabe tudo sobre Sisutec cursos: como funciona e quem pode fazer. Acesse o site sisutec.mec.gov.br e aguarde a publicação do calendário oficial. Também é possível baixar o aplicativo do Sisutec gratuitamente no seu smartphone para acompanhar o processo seletivo. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre educação.

 

Top