Melhores métodos de estudo para Enem

Veja os melhores métodos de estudo para Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio é a porta de entrada para o ensino superior, por…

Por Isabella Moretti em 14/03/2016

Veja os melhores métodos de estudo para Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio é a porta de entrada para o ensino superior, por isso é tão importante se preparar para a prova. Leia a matéria e veja técnicas para estudar, que vão muito além de grifar com marca-texto.

Melhores métodos de estudo para Enem. (Foto Ilustrativa)

Melhores métodos de estudo para Enem. (Foto Ilustrativa)

Ainda falta alguns meses para o Enem, mas muitos jovens já iniciaram a rotina de estudos para a prova. A preparação costuma ser intensa, pois só assim é possível tirar uma boa nota no exame e conseguir ingressar nas melhores universidades do país. Para estudar de verdade, não basta apenas ler as apostilas ou assistir às videoaulas. É preciso adotar técnicas de estudo!

Leia mais: 10 benefícios das notas do Enem

Melhores métodos de estudo para Enem

Confira a seguir os melhores métodos de estudo para o Enem:

Resolva simulados

Algumas pesquisas já comprovaram que fazer testes práticos ajuda a fixar melhor o conteúdo estudado. A técnica é bem simples de ser colocada em prática, afinal, basta realizar um simulado que aborda questões das matérias estudadas. Quanto mais testes resolvidos, melhor para o aprendizado.

Os testes práticos ajudam a fixar melhor o conteúdo na mente. (Foto Ilustrativa)

Os testes práticos ajudam a fixar melhor o conteúdo na mente. (Foto Ilustrativa)

Estude a longo prazo

Todo estudante que pretende prestar o Enem deve elaborar um cronograma de estudo, ou seja, um plano capaz de distribuir bem as disciplinas que precisam ser estudadas ao longo dos meses. Esse método tem resultados mais eficaz do que estudar o conteúdo tudo de uma vez, mas é importante tomar cuidado para não cair na armadilha da procrastinação.

Saiba mais: Cursos de redação para o Enem

Elabore perguntas e respostas

Uma técnica de estudo que costuma dar muito certo é a elaboração de perguntas. Depois de ler as apostilas ou assistir as aulas, o estudante deve levantar alguns questionamentos, introduzidos com “por que”. Estudar com questões ajuda a pensar e a solucionar problemas.

Explique a matéria para si mesmo

Explique a matéria para si mesmo. (Foto Ilustrativa)

Explique a matéria para si mesmo. (Foto Ilustrativa)

A técnica consiste em estudar sozinho e dar voz ao pensamento, ou seja, explicar o conteúdo para si mesmo em voz alta. Dessa forma, fica mais fácil reter informações na memória.

Os métodos citados acima são de alta e média eficácia. No entanto, o estudante não deve abrir mão das técnicas mais conhecidas de estudo, como a elaboração de resumos, a releitura e a associação mnemónica.

Veja também: O que pode cair nas provas do Enem

Coloque em prática os melhores métodos de estudo para o Enem. Através dessas técnicas, é possível aproveitar ao máximo o tempo de preparação e ter um bom desempenho no exame. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre educação.

 

Top