Síndrome de Don Juan: saiba mais

Muitas mulheres já conviveram com um homem portador da síndrome de Don Juan, mesmo sem saber. Esse problema afeta uma pequena parte da população…

Muitas mulheres já conviveram com um homem portador da síndrome de Don Juan, mesmo sem saber. Esse problema afeta uma pequena parte da população masculina e pode ser facilmente observado, através das atitudes do indivíduo. Saiba mais sobre a síndrome de Don Juan.

Conheça as características de um homem portador da síndrome de Don Juan. (Foto: divulgação)

A sedução como foco principal

A síndrome de Don Juan ou compulsão por sedução é um transtorno caracterizado pela necessidade compulsiva de sedução. Por isso, costuma estar envolvida com uma conquista sexual fácil, porém com grande fracasso emocional. Como resultado, o indivíduo é caracterizado com alguém que possui diversos relacionamentos íntimos, pouco duradouros ou, até mesmo, inexistentes.

Perfil do “don-juanista”

Os homens que são portadores da síndrome de Don Juan são excessivamente sedutores e costumam ter como alvo pessoas de difícil acesso. As outras pessoas que são facilmente conquistadas, não são o alvo do conquistador, abandonando o relacionamento logo no início. Além disso, esses indivíduos não se apegam a seus parceiros, pois possuem uma atração fugaz, em especial após terem conquistado a mulher. Para ele, o relacionamento se torna enjoativo, sem graça e a atração física desaparece.

Os relacionamentos fugazes são uma das características mais marcantes dos homens don juanistas. (Foto: divulgação)

Uma pessoa sem sentimentos

A síndrome de Don Juan se associa a uma personalidade fria e insensível com os sentimentos alheios. Isso porque a principal característica é o interesse momentâneo. Dessa forma, o homem Don Juan acaba sendo egoísta e excessivamente intolerante à monotonia e ao tédio. Como consequência, estão sempre em busca de novos estímulos e novidades. Além disso, são frequentemente denominados como homens galinhas.

Leia Também:  "Hot ioga" queima até 800 calorias por sessão

Primeiras manifestações

A compulsão pela sedução tem sua primeira manifestação na adolescência, sendo que não há cura para o problema. Segundo especialistas, a síndrome de Don Juan pode afetar tanto homens, quanto mulheres, porém é muito mais evidente no sexo masculino. Para quem desconhece, a expressão “dom-juanismo” foi baseada no mítico Don Juan que era um jovem galanteador que seduzia diversas mulheres para depois abandoná-las.

Características da síndrome de Don Juan

Uma das características principais da síndrome é a necessidade intensa que o indivíduo portador possui em seduzir. Eles possuem grande poder de manipulação, devido ao alto poder de sedução. Além disso, uma boa parte desses indivíduos costuma dar preferência em conquistar pessoas difíceis ou proibidas, como tio ou o irmão do namorado, a mãe ou a tia do melhor amigo, padres, freiras, chefes ou mesmo pessoas do relacionamento exclusivamente profissional.

Saiba mais sobre a síndrome de Don Juan. (Foto: divulgação)

Muitos indivíduos são viciados na arte da conquista. Porém, em alguns casos, essa característica pode ser sinal de uma patologia. Após conhecer mais sobre a síndrome de Don Juan, caso conheça alguém com o mesmo perfil, é importante orientar o indivíduo a procurar a avaliação de um especialista.

Top