Servidor público aposentado pelo INSS pode continuar trabalhando?

Felipo Bellini 01/11/2021 Notícias

O INSS é um dos maiores benefícios que um brasileiro consegue ter atualmente, principalmente um servidor público. Um valor é descontado todos os meses do salário do funcionário, para futuramente adquirir o INSS. Mas muitas vezes esse valor não é o suficiente para pagar as contas de casa e o aposentado acaba por optar por um outro serviço para suprir as necessidades.

Servidor público aposentado pelo INSS pode continuar trabalhando

Fonte/Reprodução: original

Quando a pessoa se aposenta e continua trabalhando?

Geralmente isso acontece quando o valor do benefício não é o suficiente para estar pagando as despesas de casa. Quando isso acontece, o indivíduo é obrigado a procurar sustentação em outros serviços que possam ajudar.

Mas existe uma questão muito importante que descreve esse acontecimento, pois quando se consegue o benefício da aposentadoria, o vínculo empregatício é excluído, o que impede que seja possível para a pessoa ser colocada em algum emprego com carteira assinada.

Servidor público ao se aposentar tem de sair do emprego?

Após a Reforma da Previdência, essa questão passou a ser decretada como verdadeira e faz com que o funcionário público seja obrigado a parar de trabalhar, pois o seu vínculo é encerrado após adquirir o benefício. Essa questão passou a valer após o dia 13 de novembro de 2019, quando a reforma foi fixada no Brasil.

Com essa norma, caso seja detectado que o funcionário continua trabalhando mesmo após adquirir o benefício da aposentadoria, o indivíduo vai ser obrigado a devolver todo o valor que foi recebido após entrar no INSS. Nessas situações é bom que o servidor público saia do seu cargo para evitar maiores problemas judiciais.

Essa nova decisão afeta uma grande parte da população brasileira, visto que em sua maioria, o valor recebido pelo benefício não é o suficiente para estar pagando as despesas de casa, e a maioria apenas continua trabalhando por simplesmente necessidade, já que quanto mais o tempo passa em nosso país, mais caro estão as coisas. Sendo muitas pessoas obrigadas a não viverem tranquilamente após muito tempo exercendo seu trabalho e contribuindo para a sociedade.

Outros artigos

Inscrições para concurso da Marinha 2016

07/07/2016

Inscrições para concurso da Marinha 2016

Está procurando informações sobre inscrições para concurso da Marinha 2016? A Marinha do Brasil abriu concurso público para o Corpo da Armada, Corpo de Fuzileiros Na...