Café da manhã: Conheça os erros mais frequentes

Café da manhã: Conheça os erros mais frequentes

Sonolência, trânsito, mal-estar são alguns dos empecilhos que separam um indivíduo da refeição mais importante do dia: o café da manhã! Enquanto muitos não…

Por Editorial MDT em 22/03/2012

O café da manhã reforçado e saudável pode ajudar a combater a obesidade.

Sonolência, trânsito, mal-estar são alguns dos empecilhos que separam um indivíduo da refeição mais importante do dia: o café da manhã! Enquanto muitos não dão a importância devida para esta refeição, os especialistas ressaltam que a alimentação apropriada ao amanhecer influencia a saúde como um todo, a disposição e até a relação com os quilinhos indesejáveis.

O café da manhã reforçado e saudável pode ajudar a combater a obesidade. “Estudos comprovam que pessoas que não tomam o café da manhã ou somente tomam um café preto ao acordarem tem 10% mais chances de ganho de peso, pois o organismo fica com deficiência de nutrientes”, observa, a nutricionista Paula Fernandes Castilho, da Sabor Integral Consultoria em Nutrição

A nutricionista Livia Hasegawa concorda com a teoria. “Quanto mais tempo ficamos sem comer, acumulamos nossa fome para a refeição seguinte, o que faz com que o consumo aumente. E o pior: a fome é descontrolada, acabamos sempre exagerando ou comendo a mais do que realmente precisamos”, ressalta.

O hábito de não comer pela manhã o costume faz o organismo usar outras energia para fazer suas atividades.

Por ser a primeira refeição do dia depois de muitas horas sem comer, o café da manhã tem uma enorme importância para a alimentação de modo geral. “Se falta alimento neste horário, o organismo já está com suas reservas de energia baixas e começa a utilizar massa muscular. Ou seja, há perda de massa muscular e consequente flacidez, por exemplo”, completa Livia.

Ela esclarece que o fato de não comer pode ainda majorar o nível de cortisol, “substância capaz de fazer a ‘quebra’ dos músculos e estimular o ganho de gordura, ou seja, nada bom para o nosso organismo”, afirma a especialista.

Muita gente se queixa do fato de não sentir fome depois que acorda. Mas de acordo com especialistas, o costume faz com que o organismo acabe usando outros tipos de energia para fazer suas atividades. “Uma pessoa que não se alimenta pela manhã corretamente pode ficar a manhã inteira sonolenta e com mau humor, por exemplo”, aponta a nutricionista Helena Seibert.

Problemas como oscilações no humor, fraqueza, cansaço, sono excessivo também estão relacionados com a falta de alimentação neste período.

A nutricionista reforça que o erro mais comum de quem não se alimenta na parte da manhã é acabar comendo demasiadamente na refeição seguinte. “A pessoa acredita que por não ter tomado café da manhã pode compensar no almoço e acaba comendo demais. Outro erro frequente é ficar beliscando ao longo da manhã. É sempre preferível que a pessoa coma em pequenas quantidades várias vezes por dia, porém em horários determinados.”

Desse modo, a melhor coisa a se fazer é adquirir o costume. “O ideal é fazer a primeira refeição assim que acordar, nem que seja com um suco de fruta ou de soja, mas algo que reabasteça o organismo”, aconselha.

Top