Scielo artigos Científicos: Como pesquisar

Se você está buscando por alguns artigos científicos, então saiba como pesquisar no site Scielo. O portal possui diversos conteúdos escritos por especialistas de…

Se você está buscando por alguns artigos científicos, então saiba como pesquisar no site Scielo. O portal possui diversos conteúdos escritos por especialistas de diferentes áreas. Se você quer saber como pesquisar e encontrar os melhores conteúdos, então confira este artigo que vai te trazer detalhes importantes sobre essa busca e ainda vai dar dicas sobre os artigos que podem ser usados em diferentes teses.

Aprenda a pesquisar artigos científicos no Scielo (Foto: Divulgação)

Aprenda a pesquisar artigos científicos no Scielo (Foto: Divulgação)

Como pesquisar artigos científicos

Os artigos científicos servem para orientar diversos estudantes, contendo informações importantes que ajudam centenas de jovens e adultos estudantes a construíram seu TCC e outros trabalhos importantes. Os artigos passam não só a visão do especialista, mas também o conhecimento de outros profissionais do setor. Veja agora como é fácil utilizar o sistema e realizar as pesquisas necessárias através do site www.scielo.org.

Leia mais: Regras ABNT atualizadas 2016

Dicas para montar um artigo científico (Foto: Divulgação)

Dicas para montar um artigo científico (Foto: Divulgação)

Os artigos científicos de vários países

Além de conteúdos nacionais, os pesquisadores encontram os artigos científicos de diversos países no sistema, como é o caso da:

África do Sul
Argentina
Bolívia
Chile
Colômbia
Costa Rica
Cuba
Espanha
México
Peru
Portugal
Uruguai
Venezuela
Saúde Pública

Pesquisar os artigos científicos

Confira os artigos científicos disponíveis no Scielo (Foto: Divulgação)

Confira os artigos científicos disponíveis no Scielo (Foto: Divulgação)

Para pesquisar os conteúdos já disponíveis, o usuário deve acessar a página principal e escolher, um pouco mais abaixo, os temas organizados em ordens alfabéticas. Ao clicar num assunto como, Ciências Sociais, o internauta será encaminhado a página que tenha informações sobre o assuntos, materiais escritos por cientistas daquela área. O campo de pesquisa, tanto pelo nome quanto pela ordem alfabética, está disponível logo na página inicial do site.

Site Scielo em números

Faça uma pesquisa para construir o artigo (Foto: Divulgação)

Faça uma pesquisa para construir o artigo (Foto: Divulgação)

O site possui atualmente mais de 500 mil artigos científicos, sem contar periódicos, fascículos e até citações. As pesquisas podem ser realizadas por diversos usuários, sem a necessidade prévia de cadastro. O sistema permite a busca por palavra, frase ou até mesmo direcionada por país.

Dicas para escrever um bom artigo científico

Na hora de elaborar um artigo científico você precisa pensar em alguns pontos importantes, que o leitor certamente vai perceber ao ler o conteúdo escrito por você. Para começar, qual o seu objetivo com o artigo científico? O que deseja transmitir para o leitor? Num segundo momento, você precisa pensar nas fontes que serão úteis na hora de embasar seus comentários. Normalmente, os escritores deste tipo de texto pesquisam bem e estudam muito.

Scielo possui artigos científicos de mais de 5 países (Foto: Divulgação)

Scielo possui artigos científicos de mais de 5 países (Foto: Divulgação)

Leia mais: Como se Fazer uma Resenha Científica, Dicas

Construa um bom artigo científico

Depois de escolher o tema, a hora de pesquisa conta muito para o sucesso do material. Primeiro, com um objetivo já decidido, fica muito mais fácil pesquisar o conteúdo. Normalmente, quem vai escrever um artigo já sabe as fontes, conhece mais que basicamente o assunto. É importante lembrar que, além do assunto, o seu público-alvo também importa. Você deve escrever de acordo com o perfil deles, da maneira deles. Claro, jamais se esqueça de seguir as regras de português e objetividade no seu raciocínio, mas lembre-se de colocar gatilhos de acordo com quem vai se interessar pelo seu texto.

Outra dica bem legal é apresentar uma novidade. Artigos científicos, que certamente devem utilizar outras fontes, pode trazer dados e estudos mais recentes, principalmente no caso dos dados que são mais frescos, que acabaram de sair do forno. Isso realmente chama atenção e atrai o leitor para o seu texto. Outro detalhes que um bom escritor precisa se atentar: quantidade não é qualidade. Explore seu pensamento, suas ideia, mas não exagere nas linhas e nem fique rodando no conceito, isso espanta o leitor.


Top