Como se Fazer uma Resenha Científica, Dicas

Uma resenha nada mais é do que um texto em forma de resumo que divulga a ideia do autor sobre um determinado assunto, que…

Uma resenha nada mais é do que um texto em forma de resumo que divulga a ideia do autor sobre um determinado assunto, que pode ser feito em forma de um livro, em um filme, em peças teatrais, em exposições, em shows etc.

O objetivo da resenha é conduzir o leitor (a) pelo entrelaçado da produção que cresce a cada dia e que tende a confundir até os mais familiarizados com todo esse conteúdo.

As resenhas devem ser coerentes com o texto e assunto

As resenhas devem ser coerentes com o texto e assunto

Como se Fazer uma Resenha Científica, Dicas

A resenha como uma boa síntese deve ir direto ao ponto, combinando momentos de pura descrição com momentos de crítica direta, a pessoa que escreve a resenha se conseguir equilibrar perfeitamente esses dois pontos terá escrito a resenha perfeita.

A resenha por ser um gênero necessariamente breve tem que se ter o devido cuidado para não cair no erro de ser superficial demais. O texto precisa mostrar ao leitor (a) as principais características do assunto, sejam elas boas ou ruins, mas sem esquecer-se de argumentar em determinados pontos e nunca usar expressões como eu gostei ou eu não gostei.

Dei uma breve explicação de como se fazer uma resenha de um modo geral e livre, com esses dados vocês consegue iniciar alguns parágrafos, mas, contudo a resenha apresenta algumas divisões que precisa ser destacada.

A resenha mais conhecida é a acadêmica, ela que apresenta molde bastante rígido, responsável pela padronização dos textos científicos, ela dividi-se em três tipos a resenha crítica, resenha descritiva e resenha temática.

Uma resenha bem feita transmite toda a informação necessária ao leitor

Uma resenha bem feita transmite toda a informação necessária ao leitor

Com Fazer Resenha Acadêmica Científica

No caso da resenha acadêmica crítica, siga os oito passos a seguir para que possa produzir um texto perfeito e completo:

1- Identifique a obra, coloque os dados bibliográficos essenciais do livro ou artigo que você vai resenhar;

2- Apresente a obra, mostre ao leitor descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo do texto a ser resenhado;

3- Descreva a estrutura, fale sobre a divisão em capítulos, em seções, sobre o foco narrativo ou até, de forma sutil, o número de páginas do texto completo;

4- Descreva o conteúdo, utilize de 3 a 5 parágrafos para resumir claramente o texto resenhado.

5-Analise de forma crítica, apenas nessa parte você vai dar sua opinião argumentando baseando-se em teorias de outros autores, fazendo comparações ou até mesmo utilizando-se de explicações que foram dadas em aula. Não há um limite estabelecido, dê asas ao seu senso crítico e escreva.

6- Recomende a obra, se você já leu, já resumiu e já deu sua opinião, agora é hora de analisar para quem o texto realmente é útil. Utilize elementos sociais ou pedagógicos, baseie-se na idade, na escolaridade, na renda etc.

7- Identifique o autor, mas cuidado, pois nessa parte você fala quem é o autor da obra que foi resenhada e não do autor da resenha que no caso é você. Fale brevemente da vida e de algumas outras obras do escritor.

8- Assine e identifique-se, no último parágrafo você escreve seu nome e fala algo como, por exemplo, Acadêmico do Curso de Pedagogia da Universidade de Campinas.

Siga essas dicas para se dar bem na sua resenha

Siga essas dicas para se dar bem na sua resenha

Como Fazer Resenha Acadêmica Descritiva

Agora na resenha acadêmica descritiva, os passos são exatamente os mesmos, excluindo-se o ponto onde você faz uma analise de forma critica do texto. Como o próprio nome já diz, a resenha descritiva apenas descreve, não expõe a sua opinião.

Na resenha temática você fala de vários textos que tenham um tema em comum. Os passos a seguir são um pouco mais simples:

1- Apresente o tema, fale ao leitor (A) qual é o assunto principal dos textos que serão tratados e o motivo por você ter escolhido esse assunto;

2- Resuma os textos, utilize um parágrafo para cada texto, diga logo no início quem é o autor e explique o que ele diz sobre aquele assunto;

4- Conclua, se você acabou de explicar cada um dos textos, você pode dar sua opinião e tentar chegar a uma conclusão sobre o tema tratado;

5- Mostre as fontes, coloque as referências Bibliográficas de cada um dos textos que você usou;

6-Assine e identifique-se, coloque seu nome e uma breve descrição do tipo Acadêmico do Curso de Pedagogia da Universidade de Campinas.

7-Conclusão

Fazer uma resenha científica aparentemente parece muito fácil, mas deve-se tomar muito cuidado, pois dependendo do lugar, a pessoa que escreveu a resenha pode fazer um livro permanecer nas prateleiras ou transformar um filme em um verdadeiro fracasso.

As resenhas são um ótimo guia para a arte em geral, uma ferramenta essencial para acadêmicos que precisam selecionar quantidades enormes de conteúdo em um tempo relativamente pequeno.

Top