Normas ABNT Atualizadas | Regras para TCC e Monografias – ABNT 2020

PUBLICIDADE

As Regras ABNT fazem parte da regulamentação da Associação Brasileiras de Normas Técnicas, responsável por estabelecer um padrão nas normas técnicas de escrita. É preciso ficar atendo às regras atualizadas, da ABNT, para a produção de monografias e trabalhos de conclusão de curso em instituições de ensino, bem como locais que, como órgãos governamentais, que seguem os padrões estipulados pela ABNT para documentos.

A seguir, acompanhe, de forma simples, as novidades ABNT e saiba como aplica-las, sem dificuldade, principalmente, na padronização dos trabalhos acadêmicos nas normas ABNT.

Normas ABNT e Formatações

Abaixo você pode conferir as principais normas e formatações das regras ABNT usados em trabalhos acadêmicos e em outros casos como documentos:

PUBLICIDADE
NORMA DESCRIÇÃO
NBR 14724 / 2011 – Trabalho Acadêmico Esta Norma especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações, monografias e outros), visando sua apresentação à instituição (banca, comissão examinadora de professores, especialistas designados e/ou outros)
NBR 10520 / 2002 – Citações Esta Norma especifica as características exigíveis para apresentação de citações em teses, dissertações, monografias e outros.
NBR 6022 – Artigos científicos impressos Informação e documentação – Artigo em publicação periódica científica impressa – Apresentação
NBR 6023 –  Referências Esta norma estabelece os elementos a serem incluídos em referências. Esta norma fixa a ordem dos elementos das referências e estabelece convenções para transcrição e apresentação da informação originada do documento e/ou outras fontes de informação.
NBR 6027 – Sumário / 2012 Esta norma estabelece a apresentação do Sumário
NBR 6028 – Resumo e Abstract Esta norma estabelece a apresentação do RESUMO e do ABSTRACT.
NBR 6024 / 2012 – Numeração progressiva das seções de um documento Esta Norma especifica os princípios gerais de um sistema de numeração progressiva das seções de um documento, de modo a expor em uma sequência lógica o inter-relacionamento da matéria e a permitir sua localização.
NBR 6034 / 2004 – Índice Esta Norma estabelece os requisitos de apresentação e os critérios básicos para a elaboração de índices.
NBR 15287 / 2011 – Projeto de pesquisa Esta Norma especifica os princípios gerais para a elaboração de projetos de pesquisa.

Formatação nas Regras ABNT 

Para ficar em conformidade com as normas técnicas da ABNT, o primeiro item a ser corrigido é a digitação. Isto é, a fonte padrão é a Arial em tamanho 12 e com o espaçamento de 1,5 no Word.

Lembre-se de que somente as expressões estrangeiras e nomes científicos podem ser colocados em itálico. A fonte Times New Roman também é muito usada, sendo a segunda fonte que a pessoa pode usar. Mas atenção: é preciso usar ou Arial ou Times, as duas não pode em um mesmo trabalho, de acordo como as regras da ABNT.

As margens devem seguir um padrão que permitem encadernações corretas, a fim de deixar ou seu trabalho ou TCC bem organizado. Por isso, o padrão da margem esquerda é de 3,0, ao passo que a superior, inferior e direita podem seguir os 2,0 cm. Na hora de imprimir, utilize sempre um papel em branco em formato A4.

Formatação de trabalhos

Para seguir uma formatação ideal utilize os dados abaixo na configuração do seu trabalho:

PUBLICIDADE
  • Fonte do texto: Arial
  • Tamanho da fonte do texto: 12
  • Proporções das margens: Margem superior e esquerda: 3 cm ; margem inferior e direita: 2 cm ; parágrafo: 1,0cm a partir da margem esquerda de 3 cm.
  • Espaçamento entre linhas: 1,5cm
  • Espaçamento entre Parágrafos: Dar 2 Enter; dar 1 Enter e escrever a partir do 2º Enter.

Margem pela ABNT

As margens definidas pelas  normas ABNT são simples e podem ser feitas pelo seu editor de texto preferido. Abaixo, veja quais são as medidas das margens:

  • Margem superior: 3,0 cm
  • Margem inferior: 2,0 cm
  • Margem esquerda: 3,0 cm
  • Margem direita: 2,0 cm

Com o uso dos espaçamentos indicados é possível fazer a encadernação de forma simples sem que haja problema para inserir o espiral.

margens-regras-abnt

Estrutura da margem pelo Word:

O Word, plataforma de edição de texto mais usado no mundo, é fácil e simples. Veja o passo a passo para formatar margem no Word através das regras ABNT:

  1. Com o Word aberto, vá em “Layout” ou “Layout da página”;
  2. Vá em “Margens” e “Margens personalizadas”;
  3. Altere os valores das margens através das medidas que indicamos;
  4. Caso você precise encadernar, altere o valor em 1cm na opção “Medianiz”;
  5. Vá na opção “Orientação” e escolha a opção “Retrato”;
  6. Na opção “Papel”, selecione o tamanho A4;
  7. Para finalizar, clique “Definir como Padrão”.

Como Formatar no Word nas normas ABNT

Para você que precisa fazer um trabalho nas regras vigentes, explicaremos um passo a passo para você formatar seu Word nas regras ABNT e assim desenvolver seu trabalho de acordo com as normas vigentes. Abaixo, segue o passo a passo:

  1. Abra seu Word para iniciarmos;
  2. Selecione todo o texto do seu trabalho e vá na aba “Layout” e “Margens do Trabalho”: Superior 3 – Esquerda 3 – Inferior 2 – Direita 2
  3. Vá na aba “Página Inicial” e troque a fonte para Arial ou Times New Roman, fica a seu critério, em alguns casos o trabalho poderá vir com a fonte já especificada, antes de alterar a fonte leia as regras do trabalho. Tamanho da fonte deve ser 12;
  4. Selecione o texto “Justificado” e coloque o espaçamento 1,5;
  5. Em cada parágrafo do texto, coloque o cursos antes do início e aperte a tecla “TAB”;

Abaixo você pode ver um vídeo didático para que você olhe onde deve ser feito as alterações no Word:

PUBLICIDADE

Site Oficial: www.abnt.org.br

Formatação ABNT para Monografia

Itens que não podem faltar em uma Monografia

Separamos abaixo um guia completo com o passo a passo para você montar o seu projeto TCC de acordo com o que manda a ABNT:

– Parte externa

  • Capa e lombada

– Elementos que vem antes do texto da monografia

  • Folha de rosto obrigatória
  • Errata (somente em casos que precisa corrigir algo. No nosso exemplo não precisou)
  • Folha de aprovação
  • Dedicatória
  • Agradecimentos
  • Epígrafe
  • Resumo na língua vernácula
  • Resumo de língua estrangeira
  • Lista de ilustrações (se tiver no seu trabalho ilustrações, nesse nosso exemplo não possui)
  • Lista de tabelas (se tiver no seu trabalho ilustrações, nesse nosso exemplo não possui)
  • Lista de abreviaturas e siglas (se tiver no seu trabalho ilustrações, nesse nosso exemplo não possui)
  • Lista de símbolos  (se tiver no seu trabalho ilustrações, nesse nosso exemplo não possui)
  • Sumário

Elementos Textuais Necessários:

  • Introdução:Nesse item você devera inserir informações para que o leitor entenda o objetivo do conteúdo. Objetividade e clareza são essenciais para que se tenha uma introdução de acordo.
  • Desenvolvimento:Para o desenvolvimento do seu texto é necessário já ter em mente o que você quer passar para o leitor, dessa maneira você conseguirá produzir o conteúdo de forma clara e rápida.Para que o seu texto seja rico em informações e você consiga expor sua ideia é indicado que você separe por capítulos para que o leitor entenda o processo do conteúdo. Uma leitura de diversos conteúdo ajudará você a expor de forma clara suas ideias.
  • Conclusão:

Aqui você deverá fechar a sua ideia de forma que explique as informações apresentadas no seu texto. Esse item é basicamente um resumo do texto e pode ser feito argumentos e levantar questões que façam seu leitor refletir sobre o que foi apresentado.

Elementos Pós-textuais

  • Referência
  • Glossário
  • Apêndice
  • Anexo
  • Índice

Seguindo todos esses passos, você seguirá as Regras ABNT  e deixará seu trabalho organizado para esse procedimento que é padrão nas melhores universidades do país.

Regras ABNT para TCC e Monografias

Em caso de trabalhos acadêmicos, antes de aplicar as normas ABNT, pense na estrutura da sua monografia ou do seu TCC. Por exemplo, não podem faltar:

– Capa, com nome da instituição, curso, nome do autor, título do trabalho, cidade, estado e ano.

– Folha de rosto, com o título do trabalho, o município, estado, ano, contextualização, com no máximo duas frases, objetivo e nome do professor orientador.

– Folha de aprovação, com nome do orientador e professores que farão parte da banca examinadora do trabalho. Esta folha servirá para o registro da nota final do trabalho.

– Dedicatória, Resumo, Abstract, resumo traduzido em um segundo idioma.

– Listas de Ilustrações, de tabelas, de abreviaturas e Sumário.

Depois de estruturar o trabalho, confira as Regras ABNT atualizadas para TCC e Monografias.

Mais itens para Monografia

Alguns itens de normas ABNT que precisam estar presentes em monografias são:

– Capa e lombada;

– Folha de rosto obrigatória, Agradecimentos, Epígrafe,

– Introdução: texto em que devem ser abordados assuntos presentes no trabalho, a justificativa e o objetivo.

– Desenvolvimento: texto detalha trabalho e abordagem.

– Considerações Finais, Referências, em ordem alfabética, para facilitar a localização de títulos presentes na monografia;

Software com normas da ABNT

Estas são as Regras ABNT atualizadas para TCC e Monografias gerais para os trabalhos acadêmicos, mas saiba que é possível dispor de softwares que contêm as regras e normas ABNT atualizadas e facilitam o trabalho.

Entre eles, destaque para os tipos mais utilizados:

– FastFormat: Programa específico para o desenvolvimento de documentos acadêmicos. A vantagem é que a plataforma oferece a possibilidade de fazer o trabalho de formatação de forma automática, com as normas ABNT. Acesse o site do programa para conferir as informações completas: fastformat.co. Entre as vantagens é que o estudantes direciona o esforço, dedicação e concentração na produção do trabalho acadêmico e não com a formatação.

Portanto, é possível manter o foco no conteúdo do trabalho, já que toda a formatação é feita pelo editor do FastFormat. O programa aplica as normas, de acordo com as centenas de template escolhido. Exemplos: Numeração de seções, figuras, tabelas… tudo é feito de forma automática.

– ABNT Simples: Este é outro programa voltado para ajudar na produção do trabalho acadêmico, com formatação de acordo com as normas ABNT. O programa também possui versões compatíveis com diversos Windows e com diversas versões do Word. Acesse www.abntsimples.com.br

– Mettzer: Plataforma que, ao contrário das demais, e paga. No entanto, oferece uma série de outros benefícios. Além de auxiliar na escrita com as normas ABNT, é possível fazer o trabalho 100% online, compartilhar com o orientador e exportá-lo pronto para impressão em PDF. Acesse o site: www.mettzer.com

Não tenha dor de cabeça. Basta seguir as normas e acompanhar as Regras ABNT atualizadas para TCC e Monografias.

Leia também:

25 Comentários

  • Olá, só um esclarecimento, a norma de artigo, a 6022 ainda vigente é do ano de 2003. A atualização desta (A ABNT/CB-014 PROJETO DE REVISÃO ABNT NBR 6022) ainda não foi finalizada pelo comitê.

  • Boa tarde. Procurei no site da ABNT as atualizações das normas, mas não encontrei. Pelo contrário, as normas em vigor são as anteriores.
    Você poderia passar o link com a notícia oficial da ABNT, ou algo do tipo, Por favor.
    Desde já obrigada.

  • Boa tarde Marcia, o artigo teve sua atualização em 18 de Janeiro de 2018. Att.

  • OLÁ, BOM DIA.

    ESTOU FAZENDO UM TRABALHO DE PESQUISA E PRECISO CITAR ESSE TEXTO MAS NÃO CONSTA AQUI NO SITE A DATA DE PUBLICAÇÃO DESSA MATÉRIA SOBRE AS Regras ABNT atualizadas para TCC e Monografias 2018.

    POR FAVOR, PODERIAM ME PASSAR ESSA INFORMAMAÇÃO?

    DESDE JÁ AGRADEÇO

  • Ótimo

  • Mas para quê tanta preocupação, se as regras da ABNT são claras? Qualquer processador de texto permite alterar as configurações de páginas para satisfazer as normas exigidas, qualquer pessoa consegue fazê-lo! Não se precisa de “software” para nada disso!

  • Boa noite !!
    Muito legal as dicas, se observa que mudou poucas coisas, mas é de grande valia as observações acerca das mudanças.
    Ajuda bastante nossos alunos na Faculdade.
    Obrigado pela louvável ajuda.

  • Maycon vamos atualizar sim com mais fotos e modelos.

  • Amanda isso irá depender da tipagem do arquivo que irá precisar redigir.

  • Adorei as dicas! Vai ajuda muito no meu trabalho!

    Obrigado

    Ana Dia Alcantara
    Estudante de Direito

  • Na verdade não mudou nada praticamente. São as mesmas normas que conhecemos a um bom tempo.

  • Olá Tudo bem? Não entendi a mudança em relação ao espaçamento entre parágrafos. Poderia explicar melhor? Agora é preciso ter um espaço entre cada parágrafo do texto?
    Obrigada
    Amanda

  • Texto simples e útil. Obrigada!

  • Muito obrigada!! me ajudou muito!

  • POR FAVOR ! COLOQUE MAIS EXEMPLOS COM FOTOS !
    COLOQUE UM TRABALHO COMPLETO USANDO AS NORMAS DA ABNT ATUALIZADAS !
    POR FAVOR!

  • Mas e quando for um título? Qual o tamanho da letra? Porque se for a 12, vai ficar igual aos outros textos de baixo…

  • Seria possível você disponibilizar um modelo com esta regras para eu baixar?

  • Para trabalhos mensais pode ser adotado o mesmo padrão ?

  • É MUITO BOM ESSA MATÉRIA SOBRE AS REGRAS DA ABNT, INCLUSIVE, EU GOSTARIA QUE SE PUDESSEM ME ENVIASSE NESSE EMAIL, POIS ESTOU ESCREVENDO MEU TCC, E SERÁ MUITO INTERESSANTE PARA MIM. MUITO OBRIGADA

  • Muito obrigado este conteúdo tirou todas as minhas dúvidas

  • Parabéns!!
    Excelente e muito didático.
    Só um detalhe os elementos pós textuais estão iguais aos textuais.

    Obrigada

  • obg ajudo muito

  • Ainda bem que existi essas fontes de informações que fica bem mais barato e mais acessível.

    Obrigado !

  • Olá, gostaria que mim envia-se o link da ABNT

  • Umas dicas da ABNT, sobre como redigir trabalhos acadêmicos!
    Bom Proveito.

    Goreth

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.