Saiba os benefícios da caminhada rápida

A caminhada é um dos exercícios físicos mais práticos, simples e benéficos de que se tem notícia, pois não exige maiores habilidades, não tem…

Por Andre em 14/05/2014

A caminhada é um dos exercícios físicos mais práticos, simples e benéficos de que se tem notícia, pois não exige maiores habilidades, não tem restrição de idade e pode ser feita a praticamente qualquer hora do dia, além de não ter nenhum custo financeiro.

Fazer caminhadas rápidas com frequência pode trazer vários benefícios para o corpo (Foto: Divulgação)

Para quem não pratica nenhum tipo de esporte, uma caminhada rápida, de 10 minutos por dia, por exemplo, já possui a capacidade de trazer efeitos bastante perceptíveis para o corpo, ajudando no combate ao sedentarismo.

Se você está em dúvida sobre a prática ou não desse exercício simples e fácil de fazer, confira, a seguir, alguns dos principais benefícios da caminhada rápida e pense se não vale a pena começar a praticá-la.

Caminhada diária – tempo e distância indicados

Dicas para caminhar corretamente

Os principais benefícios da caminhada rápida

A caminhada pode ser praticada por pessoas de qualquer idade (Foto: Divulgação)

Uma das muitas vantagens da caminhada rápida é a melhora na circulação sanguínea, reduzindo a pressão arterial e facilitando a circulação de hemoglobina e a oxigenação do sangue, o que faz com que o oxigênio chegue mais facilmente às partes periféricas do corpo (braços e pernas).

Além disso, a caminhada diária pode deixar o pulmão mais eficiente, facilitando as trocas gasosas e potencializando a saída de impurezas, deixando o pulmão mais livre de catarros e poeiras. Se aconselhada por um médico, ela pode até ajudar no combate a alguns tipos de inflamações nas vias aéreas, como a bronquite.

Outros benefícios que a caminhada oferece são o aumento na sensação de bem-estar, melhorando o humor e a autoestima; a diminuição da sonolência, já que estimula a produção de substâncias como a adrenalina; facilita o controle da vontade de comer, pois alivia o estresse; e ajuda a emagrecer, possibilitando um maior controle do peso.

A caminhada rápida pode ainda auxiliar na prevenção a doenças cardiovasculares (infartos e derrames), já que permite controlar melhor a pressão sanguínea, e facilita a regulação dos níveis de colesterol no corpo. Não podemos nos esquecer de que ela é também uma importante aliada no combate ao diabetes e à osteoporose.

Benefícios também para a mente

A prática do exercício também traz vários benefícios para a mente (Foto: Divulgação)

Além da parte física, a caminhada também traz benefícios para a mente de quem a pratica com frequência, ajudando a tratar a depressão. Durante o exercício, o corpo libera maiores quantidades de endorfina, hormônio responsável pelas sensações de relaxamento e alegria.

Ou seja, quanto mais você caminha, mais endorfina é produzida pelo organismo, aumentando o prazer e a sensação de ânimo para fazer outras atividades, atuando contra o envelhecimento. Assim, ela também afasta problemas como a insônia, fazendo com que o praticante adormeça mais rapidamente no final do dia, devido ao maior gasto de energia.

Top