Efeitos colaterais da escova progressiva

Ainda há uma grande polêmica em torno da escova progressiva. Após essa técnica alisante ter feito muito sucesso entre as mulheres que almejam ter…

Ainda há uma grande polêmica em torno da escova progressiva. Após essa técnica alisante ter feito muito sucesso entre as mulheres que almejam ter os cabelos lisos, foi mostrado que o uso indevido de alguns produtos, pode trazer algumas consequências à saúde de quem a utiliza. Tendo isso em vista, saiba quais são os efeitos colaterais da escova progressiva.

Saiba mais sobre a escova progressiva sem formol.

A fumaça que surge durante a realização da escova progressiva, ocasiona diversos problemas à saúde dos indivíduos. (Foto: divulgação)

Conhecendo mais sobre a liberação da Anvisa

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) liberou o uso do formol como conservante na concentração de 0,2% em diversos cosméticos. Porém, seu uso como alisante, ou seja, compondo escovas progressivas, ainda está contraindicado. Isso porque essa substância é tóxica e pode trazer diversos problemas á saúde das mulheres que o utilizam.

 Saiba mais sobre o efeito real do formol nos cabelos

O formol, diferente do que as pessoas pensam, não é o responsável pelo alisamento dos cabelos. Na verdade, ele endurece o fio e cria uma capa externa bem rígida, favorecendo o alisamento. Por outro lado, a fibra capilar perde sua flexibilidade, ficando suscetível á quebra em um simples ato de pentear os cabelos. Devido a isso, clientes que realizam escova progressiva com formol em grande frequência, na grande maioria, apresentam cabelos ralos do meio para a ponta do fio por conta desse tipo de quebra.

Conheça os efeitos colaterais da escova progressiva. (Foto: divulgação)

Conheça as consequências de fazer a escova progressiva com formol

Dentre todos os efeitos colaterais relacionados a escova preogressiva, o principal deles são as alergias respiratórias e de pele que podem aparecer diante a exposição ao formol. Segundo especialistas, o principal problema está na fumaça do produto que é criada durante o processo da escova progressiva, tanto na hora de secar, quanto na hora de passar a chapinha. Devido ao ressecamento ocasionado por essa fumaça, as clientes podem apresentar sangramento no nariz e da garganta, lesões de pele e nos olhos e, em casos mais graves, pode levar á morte.

Leia Também:  Cílios postiços: aprenda a usar

Outros efeitos colaterais da escova progressiva com formol

Além dos efeitos colaterais anteriormente descritos, existem outras consequências relacionadas ao uso da escova progressiva com formol. Uma das mais visíveis é a danificação dos fios. Isso porque o formol afeta a nutrição dos fios, deixando-os com aspecto danificado. Além disso, essa substância impede que os produtos para o tratamento das madeixas penetrem na fibra capilar, por formar uma espécie de “capa” sobre os fios.

O uso frequente da escova progressiva pode danificar os cabelos. (Foto: divulgação)

Muito se fala a respeito dos problemas que o formol pode trazer a saúde das pessoas. Assim, após conhecer mais sobre os efeitos colaterais que a escova progressiva pode ocasionar, é muito importante que as mulheres procurem novas alternativas para alisar os cabelos Uma forma de evitar futuras e graves efeitos maléficos.

Conheça alguns mitos e verdades sobre a escova progressiva.

Top