Caminhada diária – Tempo e distância indicados

A prática de exercícios físicos é menos complicada do que imaginamos, pois não requer muitos planos ou investimentos. A caminhada é um grande exemplo…

A prática de exercícios físicos é menos complicada do que imaginamos, pois não requer muitos planos ou investimentos. A caminhada é um grande exemplo disso, pois não possui contraindicação e é muito eficaz para quem deseja perder peso. Entretanto, esses exercícios devem ser praticados corretamente para evitar alguns problemas. Pensando nisso, confira algumas dicas e saiba qual o tempo e distância indicados para as caminhadas diárias.

A caminhada deve ser praticada de forma leve no início. (Foto: divulgação)

Caminhada diária

A caminhada é um exercício muito democrático que não exige equipamentos, somente um tênis, podendo ser praticada em qualquer lugar. Trata-se de uma excelente forma de emagrecer, transformar as gorduras em músculos e melhorar as condições respiratórias. Os treinos devem ser feitos de forma regular e para turbinar os benefícios da caminhada.

Para quem deseja eliminar os famosos pneuzinhos, a caminhada pode ajudar nisso. Secar a barriga ou deixar o bumbum e as pernas durinhas também. Para isso, é preciso seguir todos os passos corretamente e praticar pelo menos três vezes na semana.

O tempo de duração da caminhada deve ser individual. (Foto: divulgação)

Veja também os benefícios da caminhada ao ar livre 

Tempo e distância indicados para caminhada diária

Independente do objetivo e lugar onde você irá praticar a caminhada seja na esteira ou ao ar livre, é preciso começar aos poucos para aquecer a musculatura e só após 5  minutos deve-se começar a caminhada indicada. Os alongamentos prévios e posteriores são essenciais para prevenir dores, lesões e para estimular a musculatura. Veja mais sobre a caminhada diária:

1. Caminhada leve: pode ser praticada com uma velocidade de 5 a 5,5 km/h. Nessa prática é possível respirar normalmente e conversar com facilidade;

Leia Também:  Anvisa suspende Loratadina D

2. Caminhada moderada: praticada a uma velocidade de 5,5 a 6,5 km/h. A respiração começa a ficar mais ofegante e aumenta a transpiração;

3. Caminhada intensa: deve ser praticada a uma velocidade de 6,5 a 7,5 km/h. A respiração fica mais acelerada e não é possível conversar durante essa prática;

4. Trote: com uma velocidade de 7,5 a 8 km/h o trote é uma caminhada muito rápida, mas o movimento é de corrida. A respiração se torna mais ofegante e você passa a ter muita dificuldade para falar durante a prática.

Os alongamentos são essenciais antes das caminhadas. (Foto: divulgação)

Veja também os benefícios da caminhada diária 

A caminhada é uma atividade física aeróbica que proporciona muitos benefícios para nossa saúde. Entretanto, é preciso praticar a caminhada na medida certa para evitar problemas como dores e lesões. O ideal é começar a praticar a caminhada de forma leve por aproximadamente 15 minutos e aumentar aos poucos o tempo da caminhada para que o corpo se acostume com os exercícios.

Top