10 dicas para viajar durante a gravidez

As viagens não são contraindicadas durante a gravidez, porém é preciso ter alguns cuidados básicos para não colocar em risco a saúde da mãe…

Por Editorial MDT em 21/12/2012

As viagens não são contraindicadas durante a gravidez, porém é preciso ter alguns cuidados básicos para não colocar em risco a saúde da mãe e do bebê. Esse deve ser um momento de muita tranquilidade para a gestante. Pensando nisso, selecionamos 10 dicas de cuidados para viajar durante a gravidez. Confira.

As gestantes devem ter cuidados redobrados durante as viagens de avião. (Foto: divulgação)

Cuidados ao viajar de avião

Segundo orientações médica, as gestantes só devem viajar de avião entre o terceiro e sétimo mês. Antes desse período o feto ainda está em formação e após, ocorre o risco de parto prematuro. As mulheres com gestação múltipla devem ter cuidados redobrados. O mais indicado em todas as fases da gestação é consultar primeiramente um obstetra para saber se existem outros riscos e quais os cuidados a serem tomados.

A escolha do assento no corredor é muito importe, pois as grávidas têm vontade de urinar com maior frequência. Além disso, o volume de sangue circulante aumenta e ficar muito tempo na mesma posição dificulta o retorno venoso e pode causar inchaço.

As gestantes se desidratam com facilidade. O ideal é tomar um litro de água a cada 6 horas de viagem. Evite o consumo de chá, café e bebidas com cola, pois são diuréticas e aumentam a vontade de urinar. Não se esqueça de usar o cinto de segurança, para evitar choques na barriga.

A alimentação saudável é essencial durante as viagens. (Foto: divulgação)

Veja também gravidez após os 30, cuidados 

 10 dicas para viajar durante a gravidez

1. Para as viagens de carro ou ônibus, o ideal fazer uma parada a cada hora para caminhar um pouco, ir ao banheiro e se alimentar de forma leve;

2. Cuidado com as malas pesadas. Peça sempre ajuda para outra pessoa pegar a bagagem na esteira do aeroporto e se possível, carregue apenas uma bolsa de mão leve;

3. Divirta-se, mas procure manter uma alimentação saudável e regular durante a viagem na gravidez;

4. Não abuse das caminhadas, principalmente ao sol. Na praia, tenha cuidados com a insolação e desidratação;

5. Cavalgar, andar de moto, usar toboáguas e pular de asa delta também são atividades contraindicadas;

6. Os mergulhos só devem ser feitos na superfície, com snorkel. Com cilindro é contraindicado durante a gravidez;

7. Tenha um bom padrão de sono;

8. Não se esqueça de beber água com frequência;

9. Leve sempre na mala alguns remédios básicos, principalmente se a viagem for muito longa;

10. Evite esforços físicos repetitivos que possam prejudicar o bebê ou a própria gestante.

É preciso ter uma boa noite de sono durante as viagens. (Foto: divulgação)

Veja também cuidados na gravidez, exames do pré natal 

As viagens devem ser feitas com alguns cuidados durante a gravidez para garantir a saúde do bebê e da mamãe. O ideal é que toda gestante procure o médico obstetra para saber mais informações sobre os riscos da gravidez e também receber orientações quanto aos cuidados durante a viagem. Siga as dicas para viajar durante a gravidez e cuide da saúde do seu bebê.

Top