Saiba como prevenir acidentes domésticos com crianças

Às vezes, em um minuto de desatenção, as crianças acabam sofrendo acidentes domésticos. Muitas vezes, eles acontecem por pequenos descuidos nossos, que não nos…

Por Editorial MDT em 23/11/2011

Às vezes, em um minuto de desatenção, as crianças acabam sofrendo acidentes domésticos. Muitas vezes, eles acontecem por pequenos descuidos nossos, que não nos esquecemos que o mundo infantil é completamente diferente do nosso. Para as crianças, tudo é novo e desconhecido e elas querem mexer e pôr na boca o que veem pela frente, causando problemas na sua saúde. Por isso, saiba como prevenir acidentes domésticos com crianças.

Antes de tudo, converse seriamente com os seus filhos, explicando-lhes sobre os perigos que uma casa pode reservar para eles. Para tanto, será necessário ter muita paciência, já que crianças não compreendem as coisas facilmente, sem terem um exemplo concreto. Por isso, seja sempre o exemplo delas, explicando-lhes porque algo pode ser feito por você, mas não por elas, seja pelo seu tamanho, maturidade e experiência ou simplesmente pela segurança delas.

Torne  sua casa um local mais seguro para os pequenos: coloque grades de proteção nas varandas e nas janelas, portões nos acessos das escadas, protetores nas tomadas e uma grade em torno da piscina, pois esses são lugares muito perigosos em uma casa ou apartamento.

A cozinha é um dos locais em que as crianças mais sofrem acidentes, por conter materiais quentes e pontiagudos. Portanto, o fogão deve ser um dos focos de atenção: quando estiver cozinhando, verifique se o seu filho não está por perto e deixe os cabos das panelas sempre virados para dentro, porque em um pequeno descuido, ele pode virar a panela fervendo sobre si. As facas têm de ficar inacessíveis às crianças, já que elas não têm noção do perigo e podem se machucar gravemente com essa peça.

Os produtos de limpeza e outros materiais tóxicos devem ser guardados em locais apropriados, porque as crianças são curiosas e tendem a colocar na boca tudo o que encontram pela frente. Então, para evitar que os seus filhos sofram uma intoxicação, deixe essas substâncias fora do alcance delas.

Da mesma forma, deve ser feito o procedimento com relação aos medicamentos. Procure não tomá-los, enquanto as crianças estiverem por perto, pois elas tendem a imitar os adultos. Para tanto, não deixe os remédios ao alcance delas para não correr o risco de ter que levá-la ao hospital.

Um objeto que deve ficar completamente fora da vista dos pequenos e, de preferência, até fora da sua casa, é a arma, porque já vimos várias notícias de acidentes causados por armas de fogo, envolvendo crianças que queriam apenas brincar com elas.

Uma casa ou um apartamento reservam muitos perigos para as crianças. No entanto, como elas não têm noção do perigo, é preciso saber como prevenir os acidentes domésticos.

 

 

 

Top