Exame de hálito: o que ele pode identificar

Um exame de hálito é um método simples e tão barato quanto o teste de alcoolemia. Segundo pesquisas através dele é possível detectar infecções…

Um exame de hálito é um método simples e tão barato quanto o teste de alcoolemia. Segundo pesquisas através dele é possível detectar infecções no pulmão, estômago e outros. Saiba mais sobre o exame de hálito e veja como ele pode identificar essas doenças.

Através do hálito várias doenças podem ser detectadas. (Foto: divulgação)

Exame de hálito pode identificar infecções no pulmão

Segundo pesquisas realizadas pela Universidade de Vermont (nos Estados Unidos), através da análise do hálito de uma pessoa é possível identificar bactérias presentes no pulmão e diagnosticar infecções rapidamente. Ao contrário dos exames convencionais utilizados que duram semanas para identificar o problema.

Os exames convencionais normalmente são feitos através da coleta de uma mostra para cultivo da bactéria em laboratório. Dessa forma, a bactéria passa por testes e é classificada, facilitando então a indicação do medicamento adequado para tratamento. Porém, os pesquisadores afirmam que a análise do hálito é rápida e menos invasiva.

O estudo realizado pelos cientistas analisou os compostos orgânicos voláteis presentes no hálito que é liberado, vindo dos pulmões. Através desses compostos foram identificadas diferentes bactérias e também de vários tipos da mesma.

O câncer de pulmão pode ser diagnosticado através do hálito. (Foto: divulgação)

Veja também como acabar com o mau hálito 

Exame de hálito pode identificar câncer de pulmão

Pesquisados israelenses e chineses, dizem que exame de hálito também pode identificar o câncer no estômago. O estudo foi feito com 130 pessoas, onde foi descoberto que o exame apresenta 90% de precisão para o diagnóstico e diferenciação do câncer em relação a outros problemas estomacais.

O teste baseia-se na identificação de características químicas presentes no hálito de pessoas portadoras de câncer de estômago. Segundo a revista “British Journal of Cancer”, o exame pode ser uma forma revolucionária e rápida de diagnosticar o câncer.

Leia Também:  Como usar corretivos coloridos e esconder manchas

Nos dias atuais, a identificação do câncer é feita através de um exame chamado endoscopia. A técnica é feita pelo médico, onde se introduz um cabo flexível (juntamente com uma micro câmera) pela boca do indivíduo, facilitando a visualização do aparelho digestivo.

O hálito pode identificar a presença de infecção pulmonar e câncer de estômago. (Foto: divulgação)

Veja também câncer de pulmão poderá ser diagnosticado através do hálito 

O exame de hálito é um método muito eficaz e seguro, onde é possível diferenciar 90% dos problemas. Os pesquisadores dizem que é possível também apontar os estágios dos quais a doença se encontra. O método pode também facilitar o diagnóstico rápido, favorecendo para o tratamento precoce de várias doenças, como o câncer.

Top