Café da manhã de verão, dicas e combinações

O café da manhã é uma refeição fundamental para a nossa saúde, pois de acordo com os especialistas, a alimentação ingerida logo após acordar influencia no resto do dia, podendo contribuir para uma maior disposição e até mesmo para prevenir a obesidade.

O café da manhã é uma refeição fundamental para ter disposição o resto do dia (Foto: Divulgação)

E quando chega o verão, estação mais quente do ano, a primeira refeição do dia se torna ainda mais importante, pois ingerir uma alimentação adequada pela manhã permite uma recuperação mais rápida dos nutrientes perdidos com a transpiração, que é mais intensa nessa época.

Além de contribuir para a reposição de sais minerais e vitaminas e de evitar o aparecimento de problemas como alteração de humor, retardo de raciocínio, indisposição, fraqueza e sonolência, que surgem devido à má alimentação ao amanhecer, o café da manhã de verão também pode ajudar a reduzir os efeitos maléficos do sol.

Combinações para o café da manhã de verão

Existem diversas combinações para que essa importante refeição seja melhor aproveitada durante o verão (Foto: Divulgação)

Para aproveitar melhor os dias ensolarados do verão, indo à praia, clubes, festas, parques, piscinas e outros eventos a céu aberto, é fundamental se alimentar bem pela manhã, pois só assim você terá disposição para curtir todos esses momentos.

Algumas combinações de café da manhã de verão podem ser muito úteis para essa função, trazendo vários benefícios ao corpo. Para beber, você pode apostar, por exemplo, em um copo de leite semi ou desnatado, ou um copo de suco natural sem açúcar, ou um copo de suco de soja ou um copo de iogurte. Chás gelados são outras boas alternativas.

O pão integral (duas fatias) também é uma boa pedida, podendo ser substituído por seis biscoitos integrais ou quatro torradas integrais, combinado a duas fatias de queijo branco ou uma colher (de sopa) de ricota ou ainda uma colher (de sopa) de queijo cottage. Uma fruta à sua escolha, acompanhada de uma colher (sopa) de granola ou linhaça, sem açúcar, encerra o cardápio.

Caso você esteja entre aqueles que afirmam não sentir fome pela manhã, invista em pelo menos uma refeição básica, combinando uma fruta, uma colher de aveia e um iogurte, alimentação que reúne cálcio, vitaminas e fibras.

Outras dicas

Determinados tipos de alimentos, ingeridos no café da manhã, permitem aproveitar ainda mais os dias ensolarados da estação (Foto: Divulgação)

Outra dica para o café da manhã de verão é passar longe das margarinas muito calóricas e com gordura trans, deixando de lado também alimentos mais pesados e gordurosos, como bacon, mortadela, frituras e outros do tipo.

Vale ressaltar ainda que você não deve exagerar na ingestão dos alimentos, para não ficar com a sensação de estômago estufado. Ingerir alimentos em menor quantidade também diminui o risco de congestão, principalmente para quem gosta de ir à praia logo após o café da manhã.

E se você não abre mão do cafezinho preto, tente consumir, no máximo, uma xícara, e evite abusar na quantidade de açúcar ingerida com a bebida.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply