Como fazer Sabonete Artesanal

Aprenda a fazer sabonete artesanal! Os sabonetes artesanais deixam a pele mais saudável, pois é feito somente com ingredientes naturais. Além disso, servem para…

Aprenda a fazer sabonete artesanal! Os sabonetes artesanais deixam a pele mais saudável, pois é feito somente com ingredientes naturais. Além disso, servem para decorar e perfumar pequenos ambientes e são uma ótima fonte de renda.

Sabonete Artesanal para fazer em casa passo a passo. (Foto Ilustrativa)

Os sabonetes podem ser feitos com qualquer essência ou formato, quanto mais criatividade, mais bonito fica! Criar produtos que entram em contato com a pele exige cuidado e cautela, a base dos sabonetes artesanais é feita de glicerina, portanto, opte sempre pela de melhor qualidade.

Leia mais: Alimentos que deixam a pele mais jovem

Sabonete Artesanal

Existe uma grande variedade de sabonetes artesanais, o modo de fazer é bem simples e sem possibilidade de erro. Os ingredientes utilizados podem ser comprados em qualquer mercado ou loja de produtos de banho.

Como fazer sabonete artesanal?

Confira a seguir sabonete Artesanal para fazer em casa passo a passo:

Materiais

Materiais necessários para fazer os sabonetes. (Foto Ilustrativa)

  • 500g de glicerina branca
  • 30ml de lauril
  • 30ml de essência (de sua preferência)
  • Corante alimentício
  • Elementos decorativos (folhas, ervas desidratadas, semente de frutos)
  • Forma de silicone
  • Bastão de vidro ou aço inoxidável para mexer

Passo-a-passo

Derreta a glicerina em banho-maria e acrescente os outros ingredientes. (Foto Ilustrativa)

  1. Corte a glicerina em pequenos pedaços e derreta em banho-maria num recipiente esmaltado. Não é necessário mexer, apenas tome cuidado para que o ingrediente não ferva. Após a glicerina dissolver completamente, acrescente o lauril e o corante alimentício (não há problema em misturar mais de uma cor).
  2. Retire a glicerina do banho-maria e mexa até esfriar e formar uma camada de nata na superfície. Retire a nata, acrescente a essência e os elementos decorativos para personalizar o sabonete, misture bem.
  3. Quando a mistura atingir uma consistência mais densa, parecida com a de um mingau é porque está no ponto para enformar. Existem vários tipos de formas disponíveis no mercado, as de silicone são mais baratas, você pode também usar formas de bombons caseiros.
  4. Deixe as forminhas no refrigerador por vinte minutos, verifique se já endureceu e desinforme. Acerte as rebarbas ou modele com um estilete para conseguir o formato que deseja.
Leia Também:  Hamsters de estimação, dicas, cuidados

Leia também: Saiba qual o seu tipo de pele e como cuidar

Veja abaixo vídeo de como fazer o sabonete artesanal:

Dicas para sabonete artesanal

Faça os sabonetes utilizando ingredientes que trazem benefícios para a pele. Nessa receita, após acrescentar a essência, você também pode colocar mel e fubá para fazer um sabonete esfoliante.

Combine as essências com os elementos decorativos! Como a essência de erva doce com folhas de erva doce ou essência de maracujá com sementes da fruta. Além de deixar o sabonete artesanal mais bonito, cria harmonia entre o cheiro e a aparência.

Para não correr o risco de o sabonete ficar mole, siga a receita a risca e não coloque muitas propriedades na glicerina.

Para vender os sabonetes artesanais, não se pode deixar a desejar na aparência! Para embalagens, os materiais transparentes são os mais indicados, pois deixam o produto em evidência. Quando forem encomendas para lembrancinhas de festa, abuse da criatividade no formato dos sabonetes e opte por caixinhas personalizadas.

Veja também: Como fazer sabonete líquido caseiro

Aproveite as dicas sobre sabonete artesanal para fazer em casa passo a passo, para aperfeiçoar as receitas e utilizar esse tipo de artesanato com uma fonte de renda!

Top