Dicas para ajudar criança com a tabuada

A tabuada é algo que aprendemos logo cedo na escola e que utilizamos para o resto de nossas vidas. Porém, esse processo de aprendizado…

A tabuada é algo que aprendemos logo cedo na escola e que utilizamos para o resto de nossas vidas. Porém, esse processo de aprendizado não é tão fácil assim e é tido pela maioria das crianças como algo torturante e sem prazer. Porém, é possível tornar esse momento mais agradável e fácil. Pensando nisso, selecionamos dicas para ajudar a criança com a tabuada. Confira.

Os pais podem ajudar os filhos a aprender a tabuada. (Foto: divulgação)

Aprendendo a tabuada

Aprender a tabuada pode e deve ser algo prazeroso. Porém, nem sempre é dessa forma que as crianças veem isso na escola. Ela é uma das aprendizagens mais temidas pelos alunos. Apesar de muitas escolas não cobrarem a memorização dessa ferramenta aliada da matemática, outras ainda o fazem.

A multiplicação serve para facilitar algumas situações da nossa vida, assim como memorizar a tabuada. Não há nada ruim em memorizá-la, apesar de não ser algo imprescindível. Dizer isso para os pequenos pode ajudar, mas pouco irá influenciá-la a ficar horas decorando a tabuada. E quando isso se torna uma exigência, pode ser tornar ainda pior.

A tabuada deve ser ensinada de maneira simples e agradável para a criança. (Foto: divulgação)

Veja também dicas para melhorar a educação da criança

Dicas para ajudar a criança com a tabuada

1. Incentive a criança a contar: diga para ela contar brinquedos, pessoas e outras coisas de seu interesse pessoal. Comece contando normal de 1 até 10, depois de 2 em 2, obedecendo uma lógica até chegar a 100. Isso ajuda a prepará-la para fazer as multiplicações;

2. Multiplicar é somar mais rápido: mostre para a criança que a multiplicação é uma forma de somar mais rápida com várias parcelas (por exemplo, 3×5 é igual 15 ou 5+5+5). Isso também pode ser demonstrado com feijões, separando os 15 grãos em 3 grupos de 5 unidades cada. E assim, sucessivamente com o resto da tabuada;

Leia Também:  Cozinhas planejadas, ideias e sugestões

3. Jogos: uma maneira muito interessante de ensinar a tabuada para a criança é jogando. Um excelente jogo e de baixo custo é o Pega Varetas. Esse jogo estimula a criança para multiplicação na contagem dos pontos obtidos. Sendo uma excelente opção para toda a família;

4. Ler junto com a criança: quando os pais se mostram interessados pelo aprendizado da criança, isso se torna algo mais prazeroso. O pai pode ler junto com o filho e memorizar a tabuada, procurando deixar o momento muito divertido e descontraído;

5. Fazer uma música: uma excelente forma de memorizar a tabuada é criando uma música da mesma. Grave em um Cd ou outro aplicativo e coloque para rodar a música, repetindo junto com ela.

A tabuada é essencial para o aprendizado da criança. (Foto: divulgação)

Veja também como ajudar o filho a decorar a tabuada

A tabuada é uma grande ferramenta utilizada na matemática, que facilita várias situações das nossas vidas, como calcular a conta do supermercado, conferir trocos, avaliar gastos e muito mais. Por isso, é essencial que a criança aprenda desde cedo a lidar com essa ferramenta. Ajudar a criança a aprender tabuada não é tão difícil e os pais podem participar desse momento.

Top