Roupas delicadas: como lavar

O que está na moda nem sempre é o mais prático de lavar e armazenar em seu guarda-roupa. Bordados, couro, transparências, paetês e rendas…

O que está na moda nem sempre é o mais prático de lavar e armazenar em seu guarda-roupa. Bordados, couro, transparências, paetês e rendas volta e meia estão nos grandes desfiles de moda, e consequentemente, nas loja de vestuário, mas esses materiais delicados são complicados de se lavar sem que se tenha danos. Para quem não sabe mais o que fazer para lavar essas peças delicadas, separamos algumas dicas indispensáveis, e especificas para cada tipo de material:

Leia mais sobre: Como lavar, passar e guardar roupas de seda

Cuidado com as roupas delicadas (Foto: Divulgação)

Como lavar roupas delicadas: bordados e pedrarias

Os bordados e pedrarias são compostos por linha de poliéster e não possuem muitos problemas na hora da lavagem, pois não soltam corante e muito menos mancham. Porém, as roupas com pedrarias não podem ser lavadas em máquinas, porque podem sofrer danos. Certo mesmo é perder mais tempo lavando com um detergente ou sabão apropriado (detergente neutro é ótimo para isso).

Aprenda a lavar roupas de couro delicadas

O couro precisa mais que água e sabão para ficar limpinho. O mais indicado é investir um valor para uma lavagem dessas peças em empresas especializadas, que garantirá a remoção dos resíduos, promovendo também uma hidratação do couro, para deixar a peça com um toque macio. Lave a cada seis meses essa peça de roupa delicada ou sempre que sujar muito e ficar em contato permanente com a pele.

Saiba mais sobre: Lingerie: como lavar corretamente

Siga os segredos para lavar as roupas delicadas (Foto: Divulgação)

Como lavar roupas transparentes ou com rendas sem danificar

As roupas transparentes geralmente tem um tecido bem fino e delicado. É importante observar se a roupa é de poliéster, de seda ou viscose, pois cada tecido pede um tipo de cuidado especial. Para poliéster, por exemplo, pode-se usar sabão alcalino (sabão em pó) e, dependendo do caso, é permitido lavar na máquina. Já os tecidos de seda ou viscose devem ser lavados com um detergente neutro e à mão.

Leia Também:  Como evitar linha de expressões precoces

Uma dica simples e válida para qualquer roupa mais delicada é a lavagem a seco. Quem possui a máquina responsável por essa façanha deve abusar de suas facilidades para ter roupas bem cuidadas e limpinhas. E na dúvida, lave a peça a mão, com todo o cuidado do mundo.

Top