Lingerie: como lavar corretamente

Muitos dizem que lavar roupas é uma arte. Isso não é mentira e as pessoas que estão em contato constante com essa atividade sabem…

Muitos dizem que lavar roupas é uma arte. Isso não é mentira e as pessoas que estão em contato constante com essa atividade sabem muito bem que, se não houver nenhuma técnica para a lavagem, as roupas podem se estragar facilmente. Existem muitos tipos de peças delicadas, que exigem atenção e conhecimento para serem lavadas. Entretanto, talvez as lingeries sejam as que exigem mais delicadeza. Sutiãs e calcinhas fabricados inteiramente em algodão não têm muitos mistérios de higienização. Porém, as lingeries mais elaboradas, feitas com tecidos nobres e frágeis ou bordados não podem ser lavadas como as outras roupas. Muitas vezes, paga-se caro destas peças e não é nada vantajoso estragá-las, por descuido. Aprenda a lavar corretamente as lingeries.

Lingeries não podem ser lavadas na máquina (Foto: Divulgação)

Como lavar lingeries

Primeiramente, é preciso esquecer a máquina de lavar roupas; até mesmo as que possuem a função para roupas delicadas, pois as lingeries não podem sofrer o atrito da hélice do aparelho. Também é preciso ter em mente que, para lavar sutiãs e calcinhas delicadas, não se pode usar qualquer fonte de calor. Por isso, água quente e sol devem ser descartados. A alta temperatura estraga alguns materiais frágeis, presentes nestas peças.

Deve-se começar a lavagem, separando as peças coloridas para que não manchem, umas às outras. Pequenas bacias ou baldes são ótimos para isso. Deve-se enchê-lo, com água suficiente para cobrir a lingerie.

As lingeries devem secar à sombra (Foto: Divulgação)

O sabão para lavar lingeries deve ser especial, que pode ser encontrado em supermercados. Também podem ser usados os neutros. Eles podem ser em barra ou líquidos. No entanto, é importante ter um detergente para lingeries, para que as peças fiquem de molho, em contato com o produto. Comece a lavar, molhando as lingeries e esfregando sabão (caso for em barra), nas partes que contém manchas. Caso seja um sabão líquido, dilua-o na água e coloque a peça, de molho. Deixe as calcinhas e sutiãs no molho, durante 20 ou 30 minutos. Depois disso, esfregue as peças, delicadamente, com as mãos, retirando toda a sujeira. Para finalizar, enxague-as, abundantemente, não utilizando amaciantes, muito menos alvejantes.

Leia Também:  Osteomalacia: o que é, causas

Como secar as lingeries

Não é indicado torcer as peças. Elas devem secar, por gotejamento (Foto: Divulgação)

As lingeries não podem secar ao sol, nem em secadoras (exceto se houver urgência em secá-las). Deve-se retirar o excesso de água das peças, colocando-as sobre uma toalha e apertando-as. Nunca se deve secar as lingeries, torcendo-as. Após apertá-las na toalha, elas devem ser penduradas num varal, à sombra. Se possível, não use prendedores de roupas, para não marcá-las. Após a secagem completa, dobre-as e guarde-as. Não se deve passar as lingeries, com ferro quente. Tomando estes cuidados, suas lingeries mais delicadas irão durar muito tempo.

Confira as tendências para 2013: Lingerie feminina: tendências 2013

Conheça a lingerie que emagrece: Lingerie que emagrece

Top