Implante anticoncepcional: preço, como funciona

PUBLICIDADE

Se comparado com as pílulas, que existem há mais de 50 anos, o implante anticoncepcional é uma alternativa bastante recente para controle de natalidade e planejamento familiar. Por isso, mesmo sendo uma opção cheia de benefícios à mulher, existem várias dúvidas sobre o tema. Saiba mais e entenda como funciona e quanto custa o implante anticoncepcional.

A colocação do implante anticoncepcional é rápida e indolor. (Foto: divulgação)

O que é implante anticoncepcional

O implante é um bastonete de mais ou menos 4 centímetros de comprimento, fabricado de um material plástico especial maleável e estéril. Em sua composição também existe um hormônio sintético, o etonogestrel, que funciona de maneira muito semelhante à progesterona, produzida naturalmente pelo organismo.

Apesar de muitas pessoas não acreditarem no implante anticoncepcional e colocarem em dúvida sua eficácia, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) esse é o método mais eficaz que existe (5 falhas para cada 10.000 mulheres que utilizam o método), com resultados melhores até mesmo que a cirurgia de laqueadura das trompas uterinas (5 falhas para cada 1.000 mulheres que utilizam o método). O resultado surpreendente é comprovado em trabalhos científicos.

PUBLICIDADE
O dispositivo fica abaixo da pele, sem causar incômodos ou irritação local. (Foto: divulgação)

Como funciona

A inserção do implante anticoncepcional não dura mais que 2 minutos, não é dolorosa e tem um preço que pode variar entre R$900,00 a R$1.200,00. O procedimento pode ser realizado no próprio consultório médico, contando apenas com o auxílio de um aplicador especial, projetado especificamente para essa situação. O principal local de aplicação é na pele abaixo do braço não dominante, de forma que o bastonete permanece palpável, porém sem causar nenhum tipo de incômodo ou dor local. A substituição e retirada do dispositivo acontece da mesma maneira.

À medida que o implante fica acomodado no corpo, vai liberando continuamente o etonogestrel, que impede a ovulação e assim garante a contracepção. Outra vantagem é que, além de atuar sobre o amadurecimento do óvulo, esse método também altera a secreção natural da vagina e colo do útero, chamado de muco cervical, que se torna espesso e dificulta o deslocamento dos espermatozoides.

Considerado um anticoncepcional reversível de longa ação, o efeito contraceptivo é garantido por até três anos. Uma vantagem é que, caso a mulher mude de ideia e decida ter filhos, pode remover o dispositivo a qualquer momento, com retorno imediato da fertilidade.

O implante anticoncepcional e um método moderno que veio ajudar no planejamento familiar. (Foto: divulgação)

O implante anticoncepcional é uma alternativa moderna de contracepção e que ainda é cercada de mitos e verdades. Para poder desfrutar dos benefícios que esse tipo de terapia pode oferecer, é fundamental saber mais a respeito do assunto e, mediante a persistência de dúvidas, não deixar de consultar um médico ginecologista.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.