Como lavar, passar e guardar roupas de seda

A fibra natural da seda é produzida por um bichinho, uma lagarta conhecida como bicho da seda. São mais de 16 raças do bichinho…

A fibra natural da seda é produzida por um bichinho, uma lagarta conhecida como bicho da seda. São mais de 16 raças do bichinho que é criado em laboratório com o objetivo de ‘fabricar’ o fio da seda por meio de seu casulo. Delicado esse tecido requer uma lavagem especial e para secar, passar e guardar roupas de seda, você pode seguir também algumas dicas para conservar melhor as peças.

Cuide bem de suas roupas de seda para que durem por muito tempo (Foto: divulgação)

Como lavar, passar e guardar roupas de seda

A seda está sempre na moda, tanto para vestidos de festas, camisas, calças e outras peças. Mas para que o tecido permaneça bonito é preciso tomar alguns cuidados na hora de lavar roupas de seda. O ideal é lavar a mão, com um sabão próprio para peças delicadas. A lavagem a seco deve ser evitada para que não ocorram danos ao tecido e não se deve esfregar a peça nem mesmo torcê-la. Caso seja imprescindível, lavar a roupa de seda na máquina, coloque a roupa em um saco próprio para roupas delicadas e tire antes da centrifugação. A máquina de lavar deve estar na posição de ciclo suave e a lavagem deve ser fria.

Para lavar na máquina use sacos para roupas delicadas (Foto: divulgação)

Roupas de seda: como passar e guardar

Quando for passar roupas de seda coloque o ferro de passar na marca ‘seda’ e passe somente com a peça ainda umedecida e do lado avesso. Para guardar, opte por locais em que o sol não incida de modo direto, mesmo que a roupa esteja dentro do armário. O calor pode estragar o tecido, por isso, procure um local fresco para guarda-lo.

Use bolinhas de cedro para espantar as traças (Foto: divulgação)

As dicas para guardar roupas de seda incluem deixa-las longe dos sacos plásticos. Esse material pode aumentar as chances de que o tecido amarele e embolore. Se quiser guardar em um saco, prefira opções produzidas com algodão e para deixar as traças afastadas das roupas de seda recorra a bolinhas antitraças ou bolas de cedro. A famosa naftalina também pode ser usada com esse objetivo, mas antes de usar a roupa novamente é preciso deixa-la fora do armário durante um dia para que o cheiro do produto saia.

Continuar Lendo  Receita fácil de Marshmallow

Leia mais sobre esse tecido: Como Usar Camisa de Seda: Dicas e Looks

Modelos de Roupas de Seda para Casamento

 

Top