Revendendo Conceitos, Plágio existe Solução?

Diante de tantas coisas a realizar durante um dia, às vezes nos surgem situações embaraçosas ou que nos deixam um tanto irritadas e procuramos…

Plágio

Diante de tantas coisas a realizar durante um dia, às vezes nos surgem situações embaraçosas ou que nos deixam um tanto irritadas e procuramos logo o caminho mais curto para se livrar logo desse momento de “incerteza”, “inquietação” ou mesmo de “conflito” que acabemos de arrumar.

Entretanto se fizermos de tal maneira na verdade estamos fugindo ou tentando encontrar um atalho para aquele problema, quando o mais correto seria enfrentar o problema de frente e buscar uma solução viável e não ficar adiando as coisas.

Depois que o blog começou a atingir certo nível de visitas e leitores de feeds (atualmente são mais de 10 mil leitores), muitas pessoas começaram a usar o conteúdo dos textos na íntegra sem mencionar a fonte ou mesmo entrar em contato perguntando se poderia fazer uso daquele material e publicar em seus sites ou blogs.

O que me deixava bastante irritado é saber que outros blogs estão sendo criados somente visando o lucro com os programas de afiliados, usando conteúdo do meu blog e de outros parceiros que já presenciei (blogadão, sempretops, receitadosucesso, semdemora). A pessoa que utiliza o conteúdo de outros blogs não se preocupa nem um pouco a ética ou moral, quer na maioria das vezes que o outro se dane e o mais importante é copiar o máximo de artigos e quem sabe lucrar algum.

Hoje vejo a situação um pouco diferente, posso dizer que a natureza é sábia, e tudo aquilo que faz de “ruim” um dia volta em dobro quem fez o mal.

Em especial tem o blog semvagas.com que até alguns dias atrás não me deixava nada feliz em acessá-lo, por diversas vi praticamente o mesmo título e conteúdo (alterando algo ali e outro parágrafo dali) replicado no blog do tido cujo, tentei entrar em contato já de uma forma mais dura com o autor Ramon que por ironia do destino era um dos meus contatos que haviam me adicionado recentemente.

Depois de algum tempo pesquisando notei que esse problema não é particularmente meu, qualquer blog ou site que tenha algo interessante na internet esta sujeito a ser plagiado, veja bem não estou dizendo que crio conteúdo próprio em todos os artigos, muitos artigos do blog são retirado de outros locais, e muitos fazem isso (mudamos o título, o conteúdo principalmente), porém todos sabem quando ou não referenciar um grande portal (ig, terra, g1, etc).

Muitos outros blogs enfrentam a mesma situação, uma forma que encontrei de resolver pelo menos os blogs que já vi que utilizam ou utilizavam o conteúdo do blog indevidamente foi mandando um e-mail de forma amigável pedindo que cite a fonte ou retire o conteúdo do ar, ou mesmo em conversa que no último caso funcionou.

Depois de um papo que no começo foi um tanto “amigável” com o autor do blog Ramon, ficou decidido que qualquer um que utilizar o artigo do outro blog como referência vamos citar a fonte. Assim ficarei um pouco menos preocupado se existe alguém copiando o conteúdo do blog, e por outro lado ele ficará mais tranqüilo continuando fazendo seus artigos, porém citando a fonte quando assim utilizar. Já estava prestes a fazer um DMCA para o Google e Hospedagem, é certeza que funciona já foi testado e aprovado, todavia se podemos evitar toda essa dor de cabeça apenas conversando, por que não fazer.

Uma coisa que já notei e por ajudar a todos é evitar fazer amizades com outros blogueiros que te adicionam no MSN ou mesmo Gtalk e começam a perguntar muitas coisas referentes ao seu blog, pois muito provavelmente ele pode se tornam um concorrente ou mesmo plagiador de primeira.

Acredito que esse problema irá durar por muito tempo e será dor de cabeça para muitos outros blogueiros, se você leitor ou blogueiro já passou por algum tipo de situação parecida e gostaria de compartilhar conosco sinta-se á vontade para comentar.


Top