Reprise: o Enem e mais um escândalo

A prova do ENEM desse ano pode ser cancelada, de novo! Chega a ser frustrante escrever essa coluna com o mesmo tema do ano…

A prova do ENEM desse ano pode ser cancelada, de novo! Chega a ser frustrante escrever essa coluna com o mesmo tema do ano passado: a prova vazou e os alunos, que já se estressaram muito, vão ter que fazer de novo, e de novo. Duas provas do ENEM por ano sem ser dois processos diferentes é o cúmulo da incompetência e do descaso com nossos estudantes.

Durante o ENEM ainda escrevi no meu twitter que não desejava sorte aos alunos, só desejava não ter mais uma vez a prova como tema para essa coluna. E cá estou eu, escrevendo mais uma vez sobre a incapacidade do governo e do MEC em fazer esse negócio funcionar. O pior de tudo é que está virando hábito, está se tornando comum saber que a prova vazou tanto quanto saber que vai ter um monte de político ficando rico com os futuros estádios superfaturados para a copa enquanto parte da nossa população passa fome.

A palhaçada que virou essa questão do ENEM é só um reflexo do descaso dos nossos governantes com a educação, tirando aluno pra idiota em estudar um ano inteiro para fazer duas vezes as provas. Alguém aí se importa? Não falo dos discursos demagogos e politicamente corretos sobre a questão, falo de se importar de verdade, se preocupar com a situação emocional absurda a que nossos jovens e seus familiares são submetidos.

A prova do ENEM não envolve somente lápis e um papel impresso; envolve sonhos, envolve projetos de vida, expectativas e uma ansiedade descomunal, e isso tudo está sendo levado na brincadeira por quem comanda o exame. Podem até dizer que não, podem buscar culpados de fora, podem jurar que levam os alunos a sério, mas TODO ano acontecer a MESMA coisa nos deixa em dúvida sobre o real empenho de quem coordena em fazer o negócio dar certo.

Se nosso país não tem condições ou competência para coordenar um exame de avaliação desse porte, então que permaneça o velho modelo do vestibular coordenado individualmente por cada universidade; pelo menos nesse molde quando uma prova dá problema, não afeta alunos do país inteiro, e a rotina de escândalos, proporcionalmente falando, é imensamente menor.

É lamentável ver uma iniciativa tão inteligente se converter em uma piada de mau gosto para todo cidadão brasileiro, mesmo aqueles que não são afetados pelo ENEM; afinal, pelas salas de aula onde as provas são realizadas estão passando nossos futuros médicos, engenheiros, advogados, comunicadores, cientistas, professores e toda uma gama gigantesca de profissionais que serão preparados para cuidar do nosso país um dia. Como esperar que eles levem a sério o que fazer se hoje não são levados a sério por quem os governa?

Como exigir empenho desses estudantes se o exame que testa seus conhecimentos tem que ser repetido porque somos incapazes de realizar uma prova sem fraudes, vazamentos e escândalos? Por força do hábito, é possível que no futuro os estudantes não se dediquem ou sequer compareçam ao primeiro final de semana de provas, afinal, a chance de precisar fazer tudo de novo é imensa. Quem se dedicaria de verdade nessas condições?

É bom que nossos governantes tomem uma atitude com muita urgência, ou que não venham reclamar que a média do ensino baixou porque os estudantes simplesmente seguiram o exemplo que receberam e não levaram o exame a sério. Ninguém pode ser julgado por tratar com descaso o teste que os proporciona exatamente o mesmo tratamento. É mesmo esse o exemplo que queremos dar? É mesmo esse o modelo de ensino que podemos apresentar? Será que nem na realização de uma prova conseguimos ficar longe da corrupção, fraudes e escândalos?

Por favor, Brasil, o teu povo merece mais do que isso.

Maya Falks

Maya Falks é escritora, publicitária e roteirista. Contista premiada, é editora de blog homônimo e apaixonada por literatura, música, cinema e propaganda, sendo devotada às palavras em suas mais diversas manifestações.

Contato: [email protected]

Blog: www.mayafalks.blogspot.com

Twitter: www.twitter.com/MayaFalks

Top