Remédio caseiro para resfriado

O resfriado normalmente está relacionado com coriza, espirro e congestão nasal. Além disso, é possível ter dor de garganta, tosse e outros sintomas associados. Saiba mais sobre o assunto e confira dicas de remédio caseiro para resfriado.

Os resfriados são muito comuns em todas as épocas do ano. (Foto: divulgação)

Resfriado e suas causas

Os resfriados são os principais motivos pelos quais as crianças faltam à escola e os pais ao trabalho. Na maioria das vezes os adultos são contaminados pelos pequenos.  As crianças apresentam em média oito resfriados a cada ano, por ter a imunidade menos desenvolvida. Geralmente elas pegam a doença através do contato com outras crianças doentes.

A manifestação gripal pode acontecer em qualquer período do ano, mas é mais comum no inverno ou em períodos de chuva. Os vírus do resfriado se espalham através de gotículas finas que são liberadas quando uma pessoa doente tosse, espirra ou assoa o nariz. Os indivíduos ficam mais suscetíveis à transmissão da doença nos primeiros 2 ou 3 dias de manifestação dos sintomas. Os resfriado normalmente não é contagioso após a primeira semana.

Veja também gripe, resfriado e alergia, quais as diferenças

Sintomas do resfriado

  • Congestão nasal;
  • Irritação na garganta;
  • Secreções nasais;
  • Espirros;
  • Tosse;
  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Redução do apetite;
  • Dor de garganta;
  • Dores musculares.

    Os xaropes caseiros são excelentes para tratar gripes e resfriados. (Foto: divulgação)

Remédios caseiros para resfriado

Conheça alguns remédios caseiros eficazes no tratamento dos resfriados. Lembre-se, se os sintomas persistirem, um médico deve ser consultado para evitar consequências para a saúde.

1. Maçã com mel: para as pessoas que estão com a garganta inflamada, o ideal é evitar o consumo de líquidos gelados ou quentes, já que as temperaturas altas ou baixas causam irritação e pioram o incômodo. Para aliviar a dor, corte uma maçã, cubra com mel e deixe descansar por alguns minutos. A fruta diminui a inflamação enquanto o mel possui ação lubrificante e calmante.

2. Água de coco e gengibre: uma forma de aliviar os sintomas do resfriado é copo de água de coco com uma colher de chá de gengibre em pó, quando a dor começar.  Essa receita deve ser consumida três vezes na semana. O gengibre inibe a formação de substâncias produzidas pelo organismo que provocam sensação de peso na cabeça.

3. Xarope: esse preparo é fácil de fazer, barato e não possui contraindicações. É expectorante, aliviando a tosse e a coriza. Pegue uma xícara de chá de mel, talos de agrião, abacaxi picado e meia xícara de água. Ferva os ingredientes durante 10 minutos. Em seguida, triture o que ficou sólido e coe. Tome 1 colher de sopa a cada 6 horas, por pelo menos uma semana.

Aposte nas receitas caseiras para gripes e resfriados. (Foto: divulgação)

Veja também alimentos que combatem o resfriado 

O resfriado é um problema muito comum em todos os períodos do ano, porém é mais frequente durante o inverno. Ele pode acometer pessoas de todas as idades. Os sintomas gerados pelo resfriado provocam muito desconforto. Os remédios caseiros são excelentes opções para tratar esse problema. Aposte nas dicas citadas e acabe mais rápido com os sintomas gerados pela doença.

Reply