Colocar o bebê na creche: sim ou não

As creches são muito procuradas em nosso meio. Isso se deve a imensa comodidade que esses estabelecimentos oferecem aos pais que necessitam trabalhar. Mesmo…

As creches são muito procuradas em nosso meio. Isso se deve a imensa comodidade que esses estabelecimentos oferecem aos pais que necessitam trabalhar. Mesmo sabendo dos benefícios, muitos ainda possuem dúvidas em relação a colocar ou não o bebê na creche.

Creche ou babá: qual a melhor opção?

Colocar o bebê na creche conheça as vantagens. (Foto: divulgação)

Creche X Babá

Um dos maiores dilemas enfrentados pelas mamães na hora de voltar a trabalhar é escolher com quem deixar o bebê. Entre as opções existentes, a creche é uma das mais procuradas. No entanto, ainda existe um certo preconceito em relação ao estabelecimento, uma questão de insegurança materna. É muito importante que os pais avaliam os prós e os contras da creche, de forma a realizar a melhor escolha.

Conflito materno

Muitas mães se julgam no momento em que tem que escolher entre voltar ou não às atividades rotineiras. Isso porque muitas delas sentem que estão abandonando os filhos, e acabam se sentindo impotentes. Passar os cuidados do filho a outra pessoa não é um processo fácil e pode trazer alguns transtornos à vida da mulher. Por isso, é muito importante que os pais escolham um local de confiança para que consigam ficar tranquilos, enquanto estão delegando suas funções.

As creches podem favorecer o desenvolvimento intelectual da criança. (Foto: divulgação)

Levando em consideração a idade do bebê

A melhor forma para escolher a creche ideal para o bebê, é reconhecer as necessidades e a personalidade do pequeno. Até um ano de idade, a criança necessita de um acompanhamento mais individual, já que seu universo é mais limitado e ainda costuma brincar sozinha. Assim, estar em um ambiente familiar, ou que possuam pessoas conhecidas, é essencial para o bebê nessa fase.

Leia Também:  Tendências de cores moda outono inverno 2012

Em torno dos dois anos de idade, o bebê apresenta uma necessidade maior a estímulos externos, sendo essencial a interação com outras pessoas. Nesse momento, o convívio com outras crianças é essencial! Essa é a hora exata de colocar o bebê na creche.

Focando no desenvolvimento infantil

Especialistas afirmam que, na hora de escolher onde o bebê irá ficar, os pais devem levar em consideração qual o local que mais estimula o bebê. Muitos pais optam por deixar o bebê em casa, protegido, prevenindo os riscos de contrair doenças e, por outro lado, sem um bom estímulo externo. Isso pode ser prejudicial ao desenvolvimento da criança. É muito importante que os pais questionem as atividades existentes na creche, de forma a focar no desenvolvimento intelectual do filho.

Saiba mais sobre as creches para animais de estimação. 

Muitas mães se sentem inseguras em deixar seus filhos em creches. (Foto: divulgação)

Alguns meses após o nascimento do bebê, muitas mães necessitam voltar ao trabalho. Nessa hora, iniciam-se os questionamentos sobre qual o melhor local para deixar o pequeno. Entre as opções mais procuradas está a creche. Além dela oferecer um acompanhamento integral ao pequeno, muitas colaboram com o desenvolvimento do bebê.

Top