Relaxamento muscular melhora desempenho escolar

Segundo pesquisas, a prática de exercícios possui relação positiva e muito benéfica para o desempenho escolar. O relaxamento muscular e alívio do estresse são…

Segundo pesquisas, a prática de exercícios possui relação positiva e muito benéfica para o desempenho escolar. O relaxamento muscular e alívio do estresse são essenciais para o armazenamento das informações no cérebro. Saiba mais sobre como o relaxamento muscular melhora o desempenho escolar.

O relaxamento muscular auxilia no desempenho escolar. (Foto: divulgação)

Relaxamento muscular

Nas concentrações ideais, o estresse ajuda a resgatar as informações gravadas no cérebro. Porém, quando em níveis exagerados, pode influenciar no surgimento de dores musculares, gastrite, hipertensão, dor de cabeça e anorexia. Causando o famoso branco na hora da prova.

Uma pesquisa feita pelo Instituto de Biologia da Unicamp, com alunos de cursinho pré-vestibular, avaliou durante dois anos o desempenho dos estudantes. Eles foram submetidos a testes de cortisol no período da inscrição do vestibular e também na hora da prova.

Os resultados mostraram que o hormônio do estresse se elevou em até 20% na hora em que o aluno precisou escolher algumas alternativas, como por exemplo qual a profissão que almeja, se irá ganhar pouco ou muito e, principalmente, se irá aguentar passar por essa situação de avaliação.

As massagens são excelentes para relaxar e melhorar o desempenho escolar. (Foto: divulgação)

Veja também dicas para relaxar sem gastar um centavo 

Relaxamento muscular melhora o desempenho escolar

Uma parte do grupo de alunos do estudo citado acima, foi submetida a duas sessões de terapia com fisioterapeuta.  Cada sessão era feita em 40 minutos sem estudo e com muito relaxamento muscular. O resultado mostrou que o rendimento escolar pode ser melhorado quando a pessoa consegue descansar bem.

Da pesquisa realizada, 64% dos alunos submetidos a terapia manual foram aprovados no vestibular. Já entre os que não passaram pela terapia, o índice foi de 34%. Segundo os pesquisadores, uma situação que faça o jovem se sentir bem, pode fazer com que ele tenha melhor suporte para a situação de estresse ao longo da semana.

Leia Também:  Descubra quais são os 5 cuidados necessários na lipoaspiração

Os exercícios físicos em geral também são excelentes opções, pois ajudam a melhorar a cognição, aumentando o fluxo de oxigênio e sangue cerebral, elevando os níveis de noradrenalina e endorfinas. Além disso, atividades físicas aumentam os fatores de crescimento que ajudam a criar novas células nervosas e dão apoio a plasticidade das células.

A prática de exercícios físicos também pode ajudar no desempenho escolar. (Foto: divulgação)

Veja também tratamento natural para dores musculares 

O relaxamento muscular pode ajudar no desempenho escolar tanto das crianças quanto dos jovens. O ideal é fazer exercícios de relaxamento antes dos estudos, para melhorar a concentração e aliviar o estresse, auxiliando no aprendizado. Aposte na prática de atividades físicas que você mais gosta para melhorar seu desempenho escolar.

Top