sábado, 13 de agosto de 2022 - 13/08/2022 11:42:59
MundodasTribos

Segundo pesquisas, a prática de exercícios possui relação positiva e muito benéfica para o desempenho escolar. O relaxamento muscular e alívio do estresse são essenciais para o armazenamento das informações no cérebro. Saiba mais sobre como o relaxamento muscular melhora o desempenho escolar.

O relaxamento muscular auxilia no desempenho escolar. (Foto: divulgação)

O que este artigo aborda:

Relaxamento muscular

Nas concentrações ideais, o estresse ajuda a resgatar as informações gravadas no cérebro. Porém, quando em níveis exagerados, pode influenciar no surgimento de dores musculares, gastrite, hipertensão, dor de cabeça e anorexia. Causando o famoso branco na hora da prova.

Uma pesquisa feita pelo Instituto de Biologia da Unicamp, com alunos de cursinho pré-vestibular, avaliou durante dois anos o desempenho dos estudantes. Eles foram submetidos a testes de cortisol no período da inscrição do vestibular e também na hora da prova.

Os resultados mostraram que o hormônio do estresse se elevou em até 20% na hora em que o aluno precisou escolher algumas alternativas, como por exemplo qual a profissão que almeja, se irá ganhar pouco ou muito e, principalmente, se irá aguentar passar por essa situação de avaliação.

As massagens são excelentes para relaxar e melhorar o desempenho escolar. (Foto: divulgação)

Veja também dicas para relaxar sem gastar um centavo 

Relaxamento muscular melhora o desempenho escolar

Uma parte do grupo de alunos do estudo citado acima, foi submetida a duas sessões de terapia com fisioterapeuta.  Cada sessão era feita em 40 minutos sem estudo e com muito relaxamento muscular. O resultado mostrou que o rendimento escolar pode ser melhorado quando a pessoa consegue descansar bem.

Da pesquisa realizada, 64% dos alunos submetidos a terapia manual foram aprovados no vestibular. Já entre os que não passaram pela terapia, o índice foi de 34%. Segundo os pesquisadores, uma situação que faça o jovem se sentir bem, pode fazer com que ele tenha melhor suporte para a situação de estresse ao longo da semana.

Os exercícios físicos em geral também são excelentes opções, pois ajudam a melhorar a cognição, aumentando o fluxo de oxigênio e sangue cerebral, elevando os níveis de noradrenalina e endorfinas. Além disso, atividades físicas aumentam os fatores de crescimento que ajudam a criar novas células nervosas e dão apoio a plasticidade das células.

A prática de exercícios físicos também pode ajudar no desempenho escolar. (Foto: divulgação)

Veja também tratamento natural para dores musculares 

O relaxamento muscular pode ajudar no desempenho escolar tanto das crianças quanto dos jovens. O ideal é fazer exercícios de relaxamento antes dos estudos, para melhorar a concentração e aliviar o estresse, auxiliando no aprendizado. Aposte na prática de atividades físicas que você mais gosta para melhorar seu desempenho escolar.

O conteúdo "Relaxamento muscular melhora desempenho escolar" foi feito por Editorial MDT e distribuído por MundodasTribos na categoria Bem Estar em .

1

Pode ser do seu interesse

Balaroti Materiais De Construção

Balaroti Materiais De Construção

Cadeiras Estofadas, Onde Comprar

Cadeiras Estofadas, Onde Comprar

Garanta o sucesso da dieta

Garanta o sucesso da dieta

Decoração de casamento com fotos

Decoração de casamento com fotos

Capinha de celular de Heloísa, em Salve Jorge

Capinha de celular de Heloísa, em Salve Jorge

Correr reduz sintomas de depressão pela metade

Correr reduz sintomas de depressão pela metade