Apneia pode fazer mal ao coração

A apneia do sono assola a pessoa quando, durante o momento do sono, a garganta da pessoa que está dormindo fica flácida e acaba…

A apneia do sono assola a pessoa quando, durante o momento do sono, a garganta da pessoa que está dormindo fica flácida e acaba se fechando por mais de 10 segundos e o ar não consegue passar, porém, o diafragma continua fazendo esforço respiratório, o que permite que a pessoa continue viva.

Apneia do sono é doença (Foto: divulgação)

Como identificar a apneia do sono?

Considera-se sintoma da apneia do sono o ronco que causa interrupção da respiração e acontecer de modo frequente ao longo da noite. Roncos esporádicos, barulhentos, poderão acontecer por vários outros motivos, como por exemplo, o cigarro, que irrita muito a garganta da pessoa que é fumante.

Além disso, pode roncar quem ingere álcool, que relaxa a musculatura da região. Quem é obeso pode roncar também, pois a gordura na garganta dificulta a passagem de ar, deixa os músculos flácidos e, consequentemente, a respiração fica mais forçada, surgindo assim o ronco.

Identificando o problema de apneia

O ronco só é percebido, muitas vezes, por quem dorme com a pessoa que sofre do mal. Além disso, a pessoa com apneia pode acordar com a boca muito seca, pois dorme de boca aberta. Se acontecer alguma dessas coisas, busque um médico, para fazer exames.

Quem tem apneia do sono tem 50% mais chances de sofrer com hipertensão, 30% de chances a mais de ter síndrome coronariana aguda, 60% de chances mais de acidente vascular cerebral e 25% de chances a mais de ter insuficiência cardíaca.

Apneia de sono tem cura (Foto: divulgação)

Tratamento da apneia do sono

Após o diagnóstico da apneia o médico vai passar o melhor tratamento vai depender do fator que originou ou agravou a apneia. Para obesos o recomendado é a perda de peso, o mesmo vale para quem ronca muito depois de ingerir bebidas alcoólicas em excesso. Nos demais casos, o médico vai falar como é o certo para se curar.

Continuar Lendo  Bolsa estilo baguete: modelos, dicas

Top