Relação das fases da lua com o cabelo: qual é

Muitos que desejam ver seus cabelos crescerem rapidamente, apelam para a influência da lua sobre eles. Esperam que esta chegue à sua fase crescente…

Por Editorial MDT em 21/11/2012

Muitos que desejam ver seus cabelos crescerem rapidamente, apelam para a influência da lua sobre eles. Esperam que esta chegue à sua fase crescente para aproveitar e cortar os fios, acelerando seu metabolismo e fazendo com que eles cresçam logo, logo. Já outros estão descontentes com o volume da cabeleira e, por isso, fazem seus cortes apenas quando a lua está minguando. Para combater a queda de cabelo, nada melhor do que aparar as pontas, durante a fase de lua nova. Já o problema da falta de volume pode ser melhorado, com a ajuda da lua cheia. Qual a relação das fases da lua com o cabelo?

Muitos acreditam que pequenos cortes, durante uma fase específica da lua, já basta (Foto: Divulgação)

A crença de que a lua influencia a saúde capilar não é aplicada apenas nos cortes. Inúmeras clínicas de tratamento anunciam soluções para todos os problemas, por meio das fases da lua. Este hábito é muito antigo, vindo de tempos em que a agricultura era o principal modo de sobrevivência humana.

Como a lua influencia os cabelos

Embora muitas pessoas afirmem que as diferentes fases da lua são decisivas para certos tipos de tratamento para os cabelos, especialistas afirmam que não existe nenhuma evidência científica que comprove isso. Dermatologistas e outros médicos, além de estudiosos explicam que todos os fios passam por um ciclo, em que nascem, permanecem em repouso e morrem, tal como os seres humanos. Acrescentam que tal ciclo não é influenciado pela lua. Como exemplo, pode-se citar o crescimento dos fios, que atinge, em média, 1cm por mês. Esta é a medida para a grande maioria das pessoas e não poderia ser mudada pela força da lua. Trata-se, portanto, de um mito.

É aconselhável estar atento aos hábitos de vida e entender como eles podem estar influenciando a aparência dos fios (Foto: Divulgação)

A relação das fases da lua com os cabelos surgiu em tempos muito antigos, quando os povos agrícolas pensavam que o seu poder sobre as plantações também era exercido sobre os fios. Criou-se um mito, que se estende até os dias atuais. O mito, em uma simples definição, é algo que se inventou, por força de uma crença, tendo sido transmitido às gerações seguintes, sem que se tenha questionado a sua verdade. Quando não se questiona, a crença permanece.

O que faz com que os cabelos mudem, então?

Os povos agrícolas associavam o poder da lua sobre as plantações aos cabelos (Foto: Divulgação)

Atualmente, os estudos sobre os cabelos são vastos e todos sabem que a saúde e a beleza dos fios estão ligadas a diferentes fatores. A genética é o primeiro deles. Em seguida, vêm os hábitos de vida, que podem melhorar ou piorar a qualidade dos cabelos. Os produtos industrializados, criados a partir de estudos, também ajudam muito. Em suma, uma rotina saudável irá contribuir com os cabelos, pois eles são um dos reflexos do estado em que o corpo se encontra. Um bom shampoo, adequado ao tipo capilar, também faz com que os fios adquiram outra aparência. Cortes frequentes eliminam as pontas duplas e ressecadas, conferindo, também, um aspecto muito melhor aos cabelos.

Aprenda quais são as fases da lua: Quais são as quatro fases da lua – Calendário Lunar, Movimentos da Lua, Fotos e Curiosidades

Veja mais aspectos da lua: Curiosidades sobre a lua

 

Top