Redação para vestibular: dicas para treinar

Em quase todos os processos seletivos, como concursos e vestibulares, a redação tem um peso maior do que as demais disciplinas. Por isso, é…

Por Paulo Lima em 11/01/2013

Em quase todos os processos seletivos, como concursos e vestibulares, a redação tem um peso maior do que as demais disciplinas. Por isso, é extremamente importante treinar a sua escrita durante o período de preparação para o exame. Sem dúvida, um bom texto aumenta as suas chances de conquistar um resultado significativo na avaliação.

Para fazer uma redação de qualidade, você precisa seguir um raciocínio contínuo e coerente. Esta é uma tarefa que exige treino e outras habilidades que podem ser desenvolvidas com o tempo. Como ainda estamos no início do ano, você tem um longo período para se preparar para os próximos vestibulares e concursos. Abaixo, separamos algumas dicas que poderão ajudá-lo em seus estudos e a alcançar os seus objetivos.

Saiba como fazer redação para concursos.

Treine com temas já cobrados

Uma boa redação pode aumentar as suas chances de conquistar uma vaga. (Foto: Divulgação).

Uma orientação interessante é treinar usando temas que já caíram em vestibulares anteriores. Desta forma, você vai poder tomar contato com o formato de proposta de cada banca examinadora e ver quais são os assuntos exigidos com mais frequência.

Para avaliar o seu desempenho, a dica é comparar a sua redação com os textos que tiveram boas notas. Algumas universidades, como a USP (Universidade de São Paulo) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), divulgam as redações que alcançaram um bom desempenho em seus processos seletivos.

Veja também: Como fazer uma boa redação para o Enem.

Escreva sobre temas atuais

Procure treinar usando temas em destaque no cenário nacional e internacional. (Foto: Divulgação).

Além de pegar os temas já cobrados nos vestibulares, você deve escrever textos sobre assuntos em destaque na mídia e na sociedade. O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), por exemplo, costuma cobrar temas que exigem do aluno uma proposta de solução. O mesmo é feito por outras instituições de ensino, por isso você deve ficar atento nas discussões que pedem esse tipo de comportamento.

Algumas questões de repercussão nacional, como julgamento do mensalão, novo código florestal, homofobia, entre outros, provavelmente devem aparecer nas próximas propostas de redação de alguns vestibulares. O mesmo pode ser dito sobre temas envolvendo o uso das redes sociais, avanço da tecnologia, recessão econômica e demais assuntos de abrangência internacional.

Simule o dia da prova

Em sua casa, procure simular as condições que você deve encontrar no dia da prova. (Foto: Divulgação).

Para se sentir mais confortável no dia da prova, simule as condições que você deve encontrar na avaliação, ou seja, procure escrever a redação dentro de um limite de tempo e com aproximadamente 30 linhas (quantidade média exigida nos principais vestibulares). Quanto mais familiarizado com o exame você estiver, maiores são as suas chances de se dar bem em relação aos demais candidatos.

Top