Saiba como fazer redação para concursos

Há pessoas que têm mais facilidade para ler e escrever com qualidade, outras sentem dificuldade na hora de preencher várias linhas em branco em…

Leitura e redação "andam" juntas (Foto: Divulgação)

Há pessoas que têm mais facilidade para ler e escrever com qualidade, outras sentem dificuldade na hora de preencher várias linhas em branco em uma redação. Na área de concursos, além da aptidão por escrever, é necessário estar atento para algumas regras e técnicas básicas.Confira!

Dicas para escrever redação

Como fazer uma boa redação (Foto: Divulgação)

Escreva muito –  a prática leva a perfeição. Faça redações em casa com temas atuais ou possíveis temas da prova que irá fazer. Sempre use um cronômetro durante a produção de textos de redação, isso vai dar a você noção do tempo que precisará na hora da prova.

Leia de tudo –  ao ler o candidato tanto se prepara para questões como atualidades, como enriquece o vocabulário, aprendendo inconscientemente como escrever melhor.

Revise seu texto –  revise antes de dizer que acabou. O cérebro é mais rápido que as mãos e algumas vezes você pode ter interrompido um raciocínio sem desfecho na frase, a releitura vai ajudar você a corrigir e melhorar o texto, quando necessário.

Pratique a escrita (Foto: Divulgação)

Seja calculista e organizado –  Jamais ultrapasse as margens nem o limite de linhas estabelecidas na prova.

Mantenha a mesma letra – É importante ficar atento a estética do texto, sempre mantendo o mesmo padrão de letra do início ao fim.

Se o título for obrigatório – não se esqueça de colocá-lo depois que finalizar a redação.

Não enrole – os textos precisam de conteúdo e não “encher linguiça”. Quem irá corrigir a sua prova logo identificará se você tem domínio do tema ou está apenas enrolando, por isso seja objetivo e evite repetições desnecessárias.

Fale diretamente – escolha sempre a ordem direta das frases, assim é menos provável que sua frase fique sem sentido.

Faça parágrafos curtos – parece bobagem, mas muita gente escreve parágrafos enormes que acabam por confundir quem está corrigindo a prova, por encontrar em um só parágrafo tantas ideias misturadas.

Cuidado ao repetir palavras –  Na hora da produção textual é comum você querer repetir algumas palavras. Você pode fazer isso no rascunho, mas na hora de passar a limpo e revisar o texto, procure sinônimos que evitem a repetição de palavras.

Manter a calma e estar atualizado com o que acontece no Brasil e no mundo são os segredos das boas redações. As dicas acima diminuem as chances de você ir mal e podem ser o grande diferencial da sua prova, fique atento!

Top