Como fazer boa redação para ENEM

Como fazer boa redação para Enem é uma das preocupações mais comuns dos candidatos que vão prestar o exame nacional do ensino médio. Não…

Por Editorial MDT em 11/05/2015

Como fazer boa redação para Enem é uma das preocupações mais comuns dos candidatos que vão prestar o exame nacional do ensino médio. Não só a nota é importante, mas também o resultado da avaliação feita pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas) com base em cinco competências que o candidato mostrará ou não ao discorrer de um determinado tema na redação.

Como fazer boa redação para ENEM (Foto: Divulgação)

☰ CONTEÚDO

Como fazer boa redação para ENEM

Antes de mais nada, para o estudante que não sabe como fazer boa redação para o Enem, saiba que é preciso acompanhar o que está acontecendo no país e no mundo. As notícias são importantes para se ter um parâmetro do que está acontecendo, mas a grande chave disso é ir além do que você está lendo, vendo ou ouvindo. Por trás dos acontecimentos há um contexto histórico, social e político e é isso que a redação do enem avalia: A capacidade de ir além do que foi apresentado e de argumentar. E isso até pode parecer difícil, mas quando se lê um determinado assunto, consegue-se naturalmente argumentar, explicar o ponto de vista que adotado pela pessoa.

Leia mais informações sobre: Simulado Do Enem

Temas anteriores

É sempre consultar os materiais das edições anteriores do Enem, pois eles servem como base para um plano de estudo. Busque no portal do Inep os temas propostos na redação e a partir disso, treine seu texto, argumento e a ‘solução’ para o debate. Um dos erros comuns cometidos no exame é justamente sair do tema mostrado e isso pode resultar na prova zero ou até no cancelamento.

Acompanhar provas anteriores pode ajudar no estudo para a redação (Foto: Divulgação)

Junte-se aos conhecidos que já fizeram o exame e troque dicas e pontos mais difíceis, com isso você consegue ter uma noção do que realmente é a prova.

Erros de português

A língua portuguesa é considerada uma das mais difíceis do mundo, pois há muitas regras e maneiras corretas e inflexíveis, ao contrário do inglês, por exemplo. Quem lê com uma boa frequência tem capacidade de conhecer muito bem nossa língua e por isso esse hábito é tão importante, além de estimular outras questões.

Leia mais informações sobre: 5 Dicas Para Se Dar Bem Na Redação Do Enem 2014

Para evitar erros, use palavras que você conhece e estude alguns temas atuais. Faça algumas boas redações como teste e anote as palavras que você não conseguir escrever. Depois, pesquise-as, isso fará você assimilar a grafia correta.

Erros de gramática podem comprometer a redação (Foto: Divulgação)

Até a realização da prova, estude pontos importantes e básicos da gramatica, assim você conseguirá manter a ordem de raciocínio na hora de elaborar o conteúdo.

Palavras parecidas

Estudar palavras que confundem o candidato é um caminho importante para tirar uma boa nota no Enem (Foto: Divulgação)

Cuidado com pegadinhas de palavras parecidas, mas com significados diferentes: traz e trás, cumprimento e comprimento, censo e senso, acento e assento. Palavras assim costumam confundir o estudante na hora de elaborar as frases. Um outro interessante, quando não souber a grafia ou até mesmo a pontuação no texto, refaça a frase, busque outra maneira para dizer a mesma coisa.

 

Top