Redação do Enem: O que é Avaliado/Como Fazer uma Redação

Redação do Enem: O que é avaliado/como fazer uma redação são dois pacotes de informações importantes para o candidato interessado em prestar o maior…

Redação do Enem: O que é avaliado/como fazer uma redação são dois pacotes de informações importantes para o candidato interessado em prestar o maior vestibular do país, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), produzido e aplicado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas). A redação é um dos pontos, senão o mais, importantes de composição da nota.

Garanta agora mesmo uma melhor nota no Enem clique aqui

Redação do Enem: O que é Avaliado/Como Fazer uma Redação

Ao contrário das questões de múltipla escolha, a Redação do Enem: O que é Avaliado/Como Fazer uma Redação permite à bancada de avaliação compreender mais profundamente o perfil do aluno, a maneira como pensa e como expõe tudo isso. Aliás, saber expressar e organizar o pensamento é um ponto importante durante a escrita da redação. A nota dela vale 20% do total da avaliação!

Veja os segredos dos primeiros colocados do Enem clique aqui

O que é avaliado?

A parte ‘técnica’ avaliada na redação do enem é o domínio da norma padrão da língua escrita. E não tem nada de difícil nisso, pois o candidato deve estudar e, por exemplo, montar seu texto de uma forma mais coeza e sem gírias, como se fosse um discurso de formação na escola ou na faculdade.

Leia mais informações sobre: Novas Regras De Redação, Enem 2015

Competência e habilidade de cada aluno é avaliado pelo Inep (Foto: Divulgação)

Na parte ‘prática’, o candidato deve saber colocar nas linhas o seu modo de pensar, a maneira de vida e tudo isso com opiniões e argumentos. Ao todo, a redação deve ter 30 linhas, sendo mínimo de 8 linhas, e deve ser feita a caneta preta e não deve de nenhuma maneira sair do tema proposto, sendo que a mesma pode ser anulada.

Leia Também:  Critérios para correção da redação Enem 2015

Segredos para ter melhor nota no Enem 2015

Como fazer uma boa redação?

Segundo especialistas, acompanhar o noticiário pode te ajudar a elaborar uma boa redação (Foto: Divulgação)

Estudar português é fundamental para quem desejar tirar uma boa nota no Enem. Se você já sabe, pode agora acessar as provas anteriores, que estão disponíveis no portal do Inep, para ver os temas e os pontos que cada avaliação exigiu que o estudante seguisse. Feito isso, não deixe de acompanhar os acontecimentos. Ler, ouvir e ver o noticiário pode dar ampliar seu conhecimento e argumentação em vários pontos, mas não fique no fato em si e busca relacioná-lo a questões sociais, culturais e políticas. Afinal, somos resultado de um passado e podemos interferir no futuro por meio do presente que vivemos e nada acontece por acaso.

Leia mais informações sobre: Cursos De Redação Para O Enem 2015

Ponto de conclusão da redação

Concluir o raciocínio com uma possível solução para o tema proposto é indispensável (Foto: Divulgação)

Um erro comum cometido por estudantes na redação do enem é o fechamento. O assunto proposto geralmente trata de questões sociais, das modificações na humanidade, e isso exige uma suposta ‘solução’ do problema. A bancada avalia aí também a capacidade do aluno em lidar com determinada situação que vai além da sua opinião. Atente-se a este ponto para conquistar uma boa nota.

Top