Cursos EJA – Inscrições 2012

PUBLICIDADE
Os cursos EJA ajudam na formação de quem não pode completar a educação básica (ensino fundamental e médio). (Foto: Divulgação)

Os jovens e adultos que, devido a vários motivos, não puderam completar os estudos da Educação Básica (Ensinos Fundamental e Médio), têm uma grande chance de recuperar o tempo perdido através da participação nos cursos EJA (Educação de Jovens e Adultos), que são gratuitos e abrem novas oportunidades a cada semestre, em todo o Brasil.

Desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com as secretarias de educação estaduais e municipais, os cursos EJA de ensino fundamental e ensino médio são ministrados em escolas da rede pública, tanto nas municipais quanto nas estaduais, que participam do programa. As aulas acontecem, geralmente, em horário noturno, o que facilita o ingresso das pessoas que trabalham durante o dia.

Em algumas localidades, os cursos EJA são oferecidos na modalidade semi-presencial, facilitando ainda mais a vida dos estudantes, que podem acompanhar parte do curso através da internet. Nos outros casos, o supletivo é na modalidade presencial, com os alunos tendo que apresentar uma frequência mínima para a conclusão.

PUBLICIDADE

Ao final da participação nos cursos, os estudantes podem se inscrever para o ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), que avalia as habilidades e competências básicas de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de acesso à escolaridade regular na idade apropriada. Alcançando o mínimo de pontos exigidos, os participantes obtêm a certificação de conclusão da etapa para a qual se inscreveram.

Requisitos

A Educação de Jovens e Adultos abrange estudantes com idades a partir de 15 anos. (Foto: Divulgação)

Para participar dos cursos EJA de ensino fundamental, os interessados devem ter, no mínimo, 15 anos, enquanto para o supletivo EJA de ensino médio, é requisito ter, pelo menos, 18 anos de idade.

Saiba mais sobre as Inscrições para Bolsa Escola da Família SP 2012

Informações sobre os Cursos gratuitos Vale 2012

Inscrições EJA 2012

Os cursos EJA são ministrados em escolas públicas municipais e estaduais conveniadas ao programa. (Foto: Divulgação)

Para fazer a sua inscrição nos cursos EJA 2012, você deve comparecer a uma das escolas conveniadas ao programa, levando uma série de documentos (identidade, certidão de nascimento e declaração da última escola em que estudou ou histórico escolar).

Para saber quais as escolas estão oferecendo vagas para os cursos da Educação de Jovens e Adultos, você deve entrar em contato, presencialmente, via telefone ou internet, com a Secretaria Estadual de Educação do seu estado de origem ou com a Secretaria Municipal de Educação da prefeitura da sua cidade.

PUBLICIDADE

Procure se informar também sobre as datas em que as inscrições estarão abertas, pois as vagas são limitadas e você não deve perder tempo para fazer o seu cadastro. Em caso de dúvidas, acesse o site do Ministério da Educação.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.