Reconstrução mamária: saiba como é feita

Muitas mulheres necessitam passar pela mastectomia (intervenção cirúrgica de remoção dos seios), devido ao câncer de mama. No entanto, a maioria delas pode recorrer…

Por Editorial MDT em 23/05/2013

Muitas mulheres necessitam passar pela mastectomia (intervenção cirúrgica de remoção dos seios), devido ao câncer de mama. No entanto, a maioria delas pode recorrer a reconstrução mamária, no momento da retirada da mama. A medida de reconstrução da mama em casos de mutilação, decorrente de tratamento de câncer já era obrigatória. Porém, a lei que obriga a reconstrução só entrou em vigor esse ano. Saiba como é feita a reconstrução mamária.

Saiba mais sobre a reconstrução mamária gratuita.

A reconstrução mamária traz grandes benefícios à vida da mulher. (Foto: divulgação)

Conhecendo mais sobre a mastectomia

Após a atriz Angelina Jolie decidir retirar os seios através da mastectomia como forma preventiva ao aparecimento do câncer de mama, muitas mulheres resolveram passar pelo mesmo procedimento. O que muitas delas não sabem, é que é possível fazer a reconstrução mamária com garantia pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Recebe o nome de mastectomia, o procedimento de retirada do tecido mamário devido à presença de desenvolvimento pré-canceroso ou canceroso. A quantidade de tecido removido depende do grau de acometimento da doença.

Atualmente, a mulher pode realizar a reconstrução mamária logo após a retirada das mamas. (Foto: divulgação)

Saiba mais sobre a reconstrução mamária

A reconstrução mamária pode ser realizada imediatamente após a mastectomia. Porém, pode ser feita após semanas, meses ou anos, da retirada das mamas. A esse procedimento denominamos reconstrução tardia. O tipo de cirurgia, assim como o tempo, dependem do especialista.

  • Reconstrução imediata – a vantagem é que a mama pode ser reconstruída logo após a mastectomia, diminuindo os riscos de distúrbios psicológicos que podem afetar a mulher.
  • Reconstrução tardia – esse tipo de procedimento permite que a mulher possa ter uma boa recuperação, podendo reconquistar a força para uma nova cirurgia. Além disso, a mulher possui mais tempo para considerar as opções e tomar a decisão sobre a reconstrução mamária.

Métodos para reconstrução mamária

As técnicas para reconstrução mamária podem ser divididas em dois grandes grupos. Um onde se utiliza próteses de silicone e outro onde tecidos próprios são utilizados.

  • Prótese de silicone – esta técnica é recomendada quando se conserva parte da mama ou quando o médico especialista preserva a pele e os músculos peitorais.
  • Tecidos próprios– essa técnica é realizada quando a reconstrução mamária é realizada a partir do próprio tecido da paciente.

    Conheça as técnicas para a reconstrução mamária. (Foto: divulgação)

Saiba mais sobre a plástica de mamas pelo SUS.

A reconstrução mamária é um procedimento muito procurado entre as mulheres que foram submetidas à mastectomia. Em geral, a retirada das mamas ocorre devido a um câncer de mama, mas pode ser por outras patologias. Com a nova lei em vigor, que visa a reconstrução imediata, muitas mulheres estão se beneficiando, conseguindo realizar a remoção e, ao mesmo tempo, saindo da cirurgia com mamas novas.

Top