Receita Pudim de leite

Aprenda como fazer uma deliciosa receita de pudim de leite. Esse doce, muito popular no Brasil, pode ser preparado com apenas alguns ingredientes bem…

Por Isabella Moretti em 26/05/2016

Aprenda como fazer uma deliciosa receita de pudim de leite. Esse doce, muito popular no Brasil, pode ser preparado com apenas alguns ingredientes bem fáceis de encontrar, como leite, leite condensado e ovos. O gostinho especial fica por conta da calda caramelizada, que deixa o pudim ainda mais irresistível.

O pudim de leite é uma ótima opção de sobremesa para preparar em casa. (Foto Ilustrativa)

O pudim de leite é uma ótima opção de sobremesa para preparar em casa. (Foto Ilustrativa)

O pudim, também conhecido como flan, se destaca como uma das sobremesas mais populares do Brasil. Ele adquire uma consistência gelatinosa e ao mesmo tempo cremosa, graças ao fato de levar ovos na receita e ser assado em banho-maria.

Receita de pudim de leite

O pudim de leite tradicional não é tão simples de preparar como muitas pessoas imaginam. Para acertar no ponto do doce e deixá-lo bem lisinho, é importante adicionar os ingredientes na quantidade certa e respeitar o tempo de geladeira.

O Masterchef Brasil 2016 teve o pudim de leite como um dos seus desafios. Os participantes tiveram que preparar a sobremesa para servir em um dos mais importantes restaurantes de São Paulo, o Dalva e Dito. Eles foram orientados pelo chef André Maciel, mas mesmo assim a receita não saiu impecável.

Veja a seguir o passo a passo do pudim de leite:

Ingredientes do pudim de leite

4 ovos inteiros
600 ml de leite integral
150 ml de creme de leite
370 ml de leite condensado
4 ml de essência de baunilha

Além de fazer o pudim, você também precisa preparar o caramelo. (Foto Ilustrativa)

Além de fazer o pudim, você também precisa preparar o caramelo. (Foto Ilustrativa)

Ingredientes do caramelo

85 ml de água
125 g de açúcar
1/10 de fava de baunilha

Como fazer pudim de leite?

1. Inicie a receita preparando a calda do pudim de leite. Para isso, coloque o açúcar numa panela, juntamente com 50 ml de água e a fava de baunilha. Leve ao fogo e misture até virar um caramelo. Assim que retirar o caramelo do fogo, acrescente o restante da água, ou seja, 35 ml.

2. Numa vasilha funda, coloque o leite condensado, o creme de leite e o leite integral. Misture bem os ingredientes, com o auxílio de um fuê. Na sequência, acrescente os ovos e, por fim, a essência de baunilha.

3. Passe a mistura cremosa do pudim numa peneira fina e deixe por alguns minutos na geladeira.

4. Providencie forminhas individuais de pudim e unte-as com manteiga. Em seguida, coloque uma pequena quantidade de caramelo em cada forma. Acrescente agora a massa do pudim.

5. Leve para assar em banho-maria, deixando a temperatura do forno em 150º C. Asse por 45 minutos.

Desenforme o pudim de leite, coloque mais calda e sirva. (Foto Ilustrativa)

Desenforme o pudim de leite, coloque mais calda e sirva. (Foto Ilustrativa)

Mais receitas de pudim

Quer preparar outros pudins em casa? Então confira as receitas abaixo:

Pudim de leite condensado

Pudim de café

Pudim de doce de leite

A receita de pudim de leite tem um rendimento de quatro porções e leva aproximadamente 1 hora e 30 minutos para ficar pronta. Já separou os ingredientes para preparar em casa? Bom apetite!

 

Top