Receita de farofa de cuscuz

O cuscuz é feito no Brasil em duas versões, a paulista e a nordestina. A primeira é mais incrementada – com farinha de milho,…

O cuscuz é feito no Brasil em duas versões, a paulista e a nordestina. A primeira é mais incrementada – com farinha de milho, condimentos, azeitona, ervilha, tomate, ovos e peixe. Já o cuscuz nordestino é mais simples, feito com fubá e servido com leite de coco. Oriundo do norte da África, o cuscuz se incorporou à culinária nacional e o prato tradicional deu origem a outras iguarias como a receita de farofa de cuscuz.  Preparada com um recheio que leva bacon e calabresa é uma receita saborosa para servir no almoço e acompanhar outros pratos. Saiba como fazer:

A receita leva bacon, linguiça e condimentos (Foto: divulgação)

Receita de farofa de cuscuz

Ingredientes

1 colher (sopa) de açúcar

200 ml de água

1 colher (chá) de sal

350 gramas de cuscuz

Recheio

1 linguiça calabresa defumada picada

250 gramas de bacon picado

2 dentes de alho

1 cebola pequena

1 molho de coentro

1 cubo de caldo de costela

1 colher (chá) de corante

1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino

Sal a gosto

Modo de preparo

Em uma vasilha, junte o açúcar, a água, o sal e o cuscuz. Misture e aguarde descansar durante 10 minutos. Ponha no cuscuzeiro, e aguarde cozinhar por 10 minutos depois que começar a ferver. Aguarde amornar e desenforme o cuscuz em uma vasilha. Amasse com um garfo e mexa até obter uma farofa. Reserve a massa de farofa de cuscuz.

Farofa de cuscuz (Foto: divulgação)

Coloque uma panela no fogo e frite o bacon até dourar. Retire e guarde em uma vasilha. Frite a linguiça calabresa e reserve também. Na mesma panela coloque a cebola e o alho e frite até dourar. Dissolva o caldo de costela em uma pequena quantidade de água e acrescente à mistura de alho e cebola. Junte a pimenta-do-reino, o corante e o sal. Coloque o coentro, a calabresa e o bacon reservado. Coloque o recheio junto com o cuscuz reservado e misture. Corrija o sal da farofa de cuscuz e sirva.

Leia Também:  Conheça o guia de decoração Lojas Pernambucanas

Veja mais: Receita de cuscuz com carne seca

Receita de cuscuz de frango

Top