Prejuízos do tabaco à saúde: quais são

Atualmente, quase não existem dúvidas sobre os malefícios do tabagismo. Entretanto, o número de pessoas que morrem devido às consequências do cigarro continua a…

Atualmente, quase não existem dúvidas sobre os malefícios do tabagismo. Entretanto, o número de pessoas que morrem devido às consequências do cigarro continua a aumentar em todo o mundo. Segundo pesquisas, estima-se que até 2030, o número de mortes aumentará cerca de 10 milhões por ano. Saiba mais sobre o assunto e veja quais são os prejuízos do tabaco para à saúde.

O tabaco prejudica muito a saúde dos viciados. (Foto: divulgação)

Tabagismo no Brasil

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o fumo é uma das principais causas de morte evitável em todo o mundo. Em torno de 1,3 bilhões de pessoas são fumantes, sendo que 47% da população é masculina e 12% feminina.  Nos países em desenvolvimento, os fumantes homens representam 48% e as mulheres 24%.

Segundo pesquisas feitas pelo Ministério da Saúde e Instituto Nacional do Câncer (INCA), 18,8% da população brasileira é fumante. O que representa 22,7% da população masculina e 16% feminina.

As doenças respiratórias podem ser causadas pelo tabaco. (Foto: divulgação)

Veja também tratamento gratuito para parar de fumar 

Prejuízos do tabaco à saúde

1. O principal fator que leva ao vício do tabaco é a nicotina presente no cigarro. Essa substância causa dependência comportamental. Além dos problemas de saúde gerados pelo fumo, ele também causa problemas estéticos como envelhecimento precoce, aumento da celulite e alteração da voz;

2. O uso do tabaco pode causar problemas graves como câncer de pulmão, gengiva, traqueia, língua, útero, próstata e pele. Além disso, problemas como bronquite crônica, enfisemas e outras doenças respiratórias podem ser desencadeadas pelo tabagismo;

3. As doenças cardiovasculares estão entre as consequências geradas pelo tabagismo, podendo apresentar derrames cerebrais, infartos e trombose venosas;

Leia Também:  Dicas para a primeira viagem à Londres

4. O uso de cigarro também causa prejuízos para a saúde dos nossos dentes, que ficam mais amarelos e fracos com o passar dos anos. Em casos mais graves pode ocorrer até a perda dos dentes;

5. O tabagismo também provoca perda da sensibilidade ao paladar, fazendo com que o indivíduo não consiga sentir o sabor dos alimentos como eles realmente são.

Parar de fumar é essencial para evitar os danos do cigarro à saúde. (Foto: divulgação)

Veja também que o tabagismo acelera a degradação mental do homem, diz pesquisa

O tabagismo é um problema mundial que mata muitas pessoas todos os anos. Várias doenças e problemas graves podem ser desencadeados pelo cigarro. As doenças respiratórias e câncer são as principais causadas pelo vício. Sendo assim, parar de fumar é essencial para proteção da nossa saúde.

 

 

 

 

Top