Receita de Chocolates

O chocolate é feito a base de cacau, misturado com outros itens, como amêndoas e frutas. Essa delícia, que faz parte da vida dos…

O chocolate é feito a base de cacau, misturado com outros itens, como amêndoas e frutas. Essa delícia, que faz parte da vida dos brasileiros o ano todo, é ainda mais apreciada durante o período de Páscoa, quando ovos feitos com o doce são distribuídos. Existem vários tipos de chocolates, como  ao leite, amargo e até o de cor branca, que na realidade é feito com manteiga de cacau. O chocolate amargo ou meio amargo são os mais saudáveis, por ter menos gordura e açúcar e mais substâncias antioxidante. Mas por qual razão estamos falando de chocolate? Primeiro que a páscoa está chegando e segundo porque separamos aqui uma deliciosa receita de chocolates.

Receita de Chocolates (Foto: Exame/Abril)

Receita de Chocolates (Foto: Exame/Abril)

Receita de Chocolates

Para quem não sabe, essa iguaria nasceu na América Central, depois foi para a Europa, onde ficou muito popular a partir dos séculos XVII e XVII. O produto era consumido da maneira mais pura, amarga, porém, em países como o Brasil a adição de açúcar garantiu o sucesso do alimento. Na receita de chocolates que preparamos hoje, você vai poder entender melhor ainda essa delícia que usamos principalmente nesta época do ano.

Leia mais informações sobre: Receita de chocolate quente dicas e truques

Origem do cacau

Chocolate é um dos itens mais vendidos no mundo inteiro (Foto: Exame/Abril)

Chocolate é um dos itens mais vendidos no mundo inteiro (Foto: Exame/Abril)

Apesar do cacau ter origem em terras próximas a do país do futebol, o fruto chegou em solo nacional somente depois da colonização do portugueses, que não demoraram muito para perceber que o clima brasileiro era propício para o cultivo do fruto. O Brasil liderou a produção mundial de cacau no período entre 1905 e 1910. Pensando em que adora esse doce, decidimos indicar uma receita de chocolate em formato de trufas. O doce rende 50 unidades e demora algumas horas para ficar pronto.

 Ingredientes

Capriche na receita (Foto: Exame/Abril)

Capriche na receita (Foto: Exame/Abril)

Você vai precisar dos seguintes itens:

1 kg ou 5 tabletes de chocolate meio amargo
1/2 lata de creme de leite, sem o soro
1/2 tablete de manteiga (100 g)
3 colheres de sopa de conhaque
1 xícara de chá de chocolate em pó

Leia mais informações sobre: Receitas de bolos de chocolate

Modo de Fazer

Existem vários tipos de chocolates (Foto: Exame/Abril)

Existem vários tipos de chocolates (Foto: Exame/Abril)

O primeiro passo é derreter 500g de chocolate branco em banho-maria (uma panela menor com o item dentro de outra com água quente), ou no microondas. Depois junte o creme de leite e mexa bem. Inclua a manteiga, em temperatura ambiente e o conhaque. Depois de mexer bem, deixe na geladeira por 24 horas. Após esse tempo, retire da geladeira, faça bolinhas e volte à geladeira por mais 1 hora. Derreta o restante do chocolate em banho-maria, ou no microondas, e deixe amornar. Mergulhe as bolinhas de trufas no chocolate derretido, passe no chocolate em pó e leve para gelar por mais 1 hora. Agora é só saborear essa delícia!

Top