Receita de bolinho de bacalhau

O bolinho de bacalhau é uma receita clássica da culinária portuguesa, feita com bacalhau salgado, batata, condimentos como coentro, salsinha, pimenta-do-reino e noz-moscada. A…

Por Editorial MDT em 21/03/2013

O bolinho de bacalhau é uma receita clássica da culinária portuguesa, feita com bacalhau salgado, batata, condimentos como coentro, salsinha, pimenta-do-reino e noz-moscada. A receita pode demorar um tempo para ficar pronta, mas rende até 40 porções. Confira:

Da cozinha portuguesa direto para o seu jantar (Foto: divulgação)

Receita de bolinho de bacalhau

Ingredientes

500 gramas de bacalhau salgado desfiado

1 colher (sopa) de coentro picado

1 colher (sopa) de salsinha picada

600 gramas de batata

1 cebola picadinha

Pimenta-do-reino a gosto

Noz-moscada e sal a gosto

2 ovos

2 xícaras (chá) de farinha de rosca

3 claras

Óleo para fritar

Modo de preparo

Para preparar o bolinho de bacalhau: coloque o bacalhau de molho durante uma hora em uma vasilha com água fria, e não se esqueça de trocar a água pelo menos uma vez depois disso. Em seguida jogue a água fora e escorra o peixe. Passe para uma panela, com água cobrindo e deixe cozer no fogo brando durante três minutos. Guarde o caldo, remova o bacalhau e envolva-o em um pano de prato, movimentando-o para trás e para frente até que fique desfiado em fios.

Bolinho de bacalhau (Foto: divulgação)

Passe para uma vasilha, acrescente o coentro, a salsinha e reserve. Lave e descasque as batatas, corte-as em rodelas e coza-as em uma panela com o caldo do bacalhau. Depois disso, faça um purê com as batatas, junte o bacalhau, a cebola, a pimenta, a noz-moscada e coloque mais sal, caso seja preciso. Para terminar a receita de bolinhos de bacalhau, junte os ovos e amasse até obter uma massa espessa. Bata as claras delicadamente e reserve. Molde os bolinhos, envolva com a farinha de rosca e passe pelas claras batidas. Aqueça o óleo em uma frigideira, frite os bolinhos e sirva ainda quente.

Leia também: Como Fazer Bolinho de Bacalhau em Casa

Receita – Bolinho de Bacalhau

Top