Como Fazer Bolinho de Bacalhau em Casa

 Presente em bares e restaurantes, o tradicional petisco português bolinho de bacalhau sempre serve para beliscar e ainda, como ponto de encontro e…

Por Redacao em 09/09/2011



Presente em bares e restaurantes, o tradicional petisco português bolinho de bacalhau sempre serve para beliscar e ainda, como ponto de encontro e bate-papo entre as pessoas, seja no final de semana ou depois de um longo dia de trabalho. Contudo, ele é tão maravilhoso que não dá para depender de degustá-lo somente na rua, tem sempre aquele momento que queremos ter o prazer de comer no conforto do lar. Saiba então como fazer bolinhos de bacalhau em casa.

São diversas formas de fazer bolinho de bacalhau em casa. Reúna 1 Kg de batatas secas médias, 800 gramas de bacalhau desfiado e sem sal, sal, um ovo, uma gema e cheiro verde a gosto. Primeiramente, coloque o bacalhau em uma vasilha para tirar o sal, deixando-o de molho na geladeira durante 24 horas, contudo, essa água deve ser trocada de oito a dez vezes. Desfie tudo. Misture-o ao resto dos ingredientes e faça os bolinhos. Jogue-os em óleo quente e tenha muita atenção para não colocar muitos de uma vez.

Uma outra forma de fazer bolinho de bacalhau mais incrementado é acrescentando mandioquinha. Separe uma cebola média em cubinhos, 1 litro de óleo vegetal, 1 ovo, azeite, 1 dente de alho bem amassado, sal, pimenta a gosto, 300 gramas de bacalhau, 1 colher de sopa de farinha de trigo, 400 gramas de mandioquinha em rodelas, 1/2 xícara de chá de salsinha, cebolinha e coentro. Primeiramente, é preciso tirar o sal do bacalhau e para isso siga as instruções já citadas. Coloque um fio de zeite na panela e jogue a cebola até que ela fique dourada, acrescente o alho e depois o bacalhau, misturando tudo por cinco minutos até ele ficar branco. Ponha a mandioquinha em uma outra panela com água fria e cozinhe até ela ficar macia. Em seguida, escorra e jogue em um recipiente. Depois junte a mandioquinha com o bacalhau, farinha, ovo, salsinha, coentro e cebolinha. Salgue conforme o seu gosto e deixe na geladeira por um tempo de 30 minutos. Faça os bolinhos com a mão untada com óleo. Para fritar, jogue poucos deles em óleo quente.

Fazer bolinho de bacalhau em casa é muito bom e vantajoso porque dá a possibilidade de acrescentar alguns toques que nem sempre existem nos restaurantes. Uma receita muito gostosa e que dá o que falar é daqueles recheados com azeitona. Os ingredientes são os seguintes: 2 ovos, 100 gramas de azeitonas verdes, 1 cebola ralada, 3 batatas, 600 gramas de bacalhau sem sal, 1 pitada de pimenta-do-reino, sal a gosto, 4 colheres (sopa) de farinha de trigo, azeite e 1 colher de sopa de cheiro-verde. Tire o sal do bacalhau conforme já descrito e retire as espinhas e a pele. Coloque azeite e cebola numa panela, deixe dourar e em seguida jogue o bacalhau e o cheiro-verde. Cozinhe à parte a batata. Em seguida, faça um purê e misture ao bacalhau, depois disso, acrescente os ovos e a farinha de trigo. Coloque sal e pimenta e misture bastante. Para fazer os bolinhos, unte as mãos com óleo, coloque as azeitonas dentro e depois jogue em óleo quente.

Top