sábado, 13 de agosto de 2022 - 13/08/2022 15:05:19
MundodasTribos

Na semana passada, foram registradas ações dos Black Blocks durante o protesto dos professores, que aconteceu no Rio de Janeiro. Muitos educadores se retiraram da manifestação em virtude dos anarquistas, que picharam paredes e depredaram lojas.

Os Black Blocks são anarquistas que usam máscaras e se vestem de preto. (Foto:Divulgação)

O que este artigo aborda:

Entenda o que são os Black Blocks

Os Black Blocks são indivíduos que se reúnem com a finalidade de protestar através de uma ação anarquista. O grupo age com violência e vandalismo, além do que os seus integrantes costumam usar máscara para preservar a identidade.

Não existe uma organização fica para o grupo Black Block. No entanto, as pessoas são movidas pelo espírito anarquista, que sempre existiu.

Os anarquistas participam de ações com o Black Block por diferentes motivos. Eles lutam por visibilidade, Ideais e Autonomia para combater as injustiças que prevalecem na sociedade. A questão mais preocupante, no entanto, é o emprego da violência contra o Estado, que normalmente motiva agressões contra policiais e destruição de patrimônio público.

Os manifestantes chegam a destruir estabelecimentos, como agências bancárias. (Foto:Divulgação)

Tanto no Brasil como em outras partes do mundo, os integrantes do Black Blocks usam o Facebook para combinar ações, postar fotos, vídeos e mensagens. Foi através da rede social que o Black Bloc Egypt convocou jovens para ataques ao palácio presidencial no Cairo.

Os integrantes dos Black Blocks normalmente são jovens mascarados, vestidos de preto e que andam em grupos no meio dos protestos. Em geral, são indivíduos com ativa participação política no dia-a-dia. Eles não possuem uma liderança clara e vivem entrando em confronto com a polícia.

A origem dos grupos Black Blocks

Na América do Norte, os Black Blocks surgiram durante a Guerra do Golfo (1991). Os anarquistas, por sua vez, se inspiraram nos movimentos que tomaram conta da Alemanha durante os anos 80.

Os Black Blocks estão presentes em todo o mundo. (Foto:Divulgação)

Desde que os movimentos contracultura eclodiram no território alemão, os protestos dos Black Blocks não pararam de se propagar pelo mundo. Os manifestantes normalmente usam violência para serem “vistos” e possuem alguns alvos específicos, como as agências bancárias.

Entre as maiores batalhas dos Black Blocks, vale ressaltar a que aconteceu em Seattle, em novembro de 1999. Os protestos foram contra a reunião da Organização Mundial do Comércio (OMC) e reuniram entre 40 e 100 mil pessoas. Para conter os manifestantes, os policiais usaram bombas de gás lacrimogêneo, spray de pimenta, balas de borracha, entre outras armas.

O conteúdo "Quem são os Black Blocks?" foi feito por Isabella Moretti e distribuído por MundodasTribos na categoria Curiosidades em .

Isabella Moretti

Publicitária, pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. É também empresária e CEO & Founder do ViaCarreira

1

Pode ser do seu interesse

Dar importância aos seus leitores é uma ótima ideia

Dar importância aos seus leitores é uma ótima ideia

Lista Material Escolar 2010

Lista Material Escolar 2010

Atletas que sofreram morte súbita

Atletas que sofreram morte súbita

Primeiro Encontro de Blogs Científicos!

Primeiro Encontro de Blogs Científicos!

Que tal ganhar um MP4 Player de 2Gb?

Que tal ganhar um MP4 Player de 2Gb?

Blazer Feminino 2010

Blazer Feminino 2010