Bala de borracha: saiba mais, efeitos

Bala de borracha: saiba mais, efeitos

Protestar é a palavra de ordem no Brasil! Depois que milhares de pessoas se reuniram para se manifestar contra o aumento da passagem de…

Por Élida Santos em 18/06/2013

Protestar é a palavra de ordem no Brasil! Depois que milhares de pessoas se reuniram para se manifestar contra o aumento da passagem de ônibus no país. O movimento ganhou força nas principais capitais brasileiras e muitos adeptos. Para conter atos de vandalismo a Polícia Militar fez uso de balas de borracha, spray de pimenta e gás lacrimogênio. São muitas as dúvidas com relação as consequências de ser atingido por um desses elementos, por isso resolvemos esclarecer algumas:

Balas de borracha podem causar lesões sérias (Foto: Divulgação)

Poder de perfuração das balas de borracha

Diferente das balas feitas de metais, as de borracha não tem o poder de perfurar um órgão. As balas de borracha não atravessam a pele, mas provocam lesão pelo impacto, e dependendo do local que atingirem podem causar problemas que a pessoa carrega para o resto da vida, como a perca de visão, por exemplo. Também é possível que uma bala de borracha cause fraturas de ossos, podendo inclusive ficar alojada no corpo dependendo do impacto e proximidade do disparo.

Balas de borracha no rosto

Se a pessoa for atingida nos olhos por uma bala de borracha pode perder o globo ocular. A orientação da polícia é que não mirem as balas de borracha no rosto dos manifestantes, e sim, do pescoço para baixo. Porém, se acontecer de atingir a face a pele pode ser dilacerada, feridas podem ser abertas e ossos quebrados. Os danos de uma barra de borracha no rosto são bem maiores que nas demais partes do corpo.

Aprenda a se proteger em conflitos com balas de borracha (Foto: Divulgação)

Cuidados que devem ser adotados em manifestações

Se você está se preparando para participar de uma manifestação é bom tomar alguns cuidados para evitar danos com spray de pimenta, gás lacrimogêneo, entre outros dispersores de multidões utilizados pelos policiais.

Primeiramente, evite ficar isolado do resto grupo, pois você vira um alvo fácil. Depois, tente ir com roupas que te cubram o máximo possível e faça uma espécie de bloqueio com ralação às balas de borracha. Contra o spray de pimenta está a água corrente, que deve ser aplicada nos olhos principalmente para aliviar o ardor.

Top