Conheça as 13 regras para se fazer uma visita a um doente

Respeitar o bem estar do paciente, levando em consideração sua saúde e estado emocional, além de respeitar as exigências do hospital, são coisas essenciais…

Respeitar o bem estar do paciente, levando em consideração sua saúde e estado emocional, além de respeitar as exigências do hospital, são coisas essenciais para quem pretende fazer uma visita à uma pessoa internada em um centro de saúde. Para auxiliar você, que fará uma visita ou está responsável por elas, existem 13 regras que precisam ser seguidas:

1. A higiene é fundamental, por isso lavar bem as mãos antes de entrar no quarto do paciente é essencial. Além disso, todos os adornos devem ser retirados antes de higienizá-las. Essa é uma norma que deve ser seguida independente do estado de saúde do paciente.

2. Não se deve tocar nos equipamentos, ferramentas, medicamentos hospitalares e todos os dispositivos que são usados pelos pacientes.

3. Não se deve sentar no leito (cama) do paciente, assim como colocar bolsas e sacolas sobre o mesmo.

4. É aconselhável que não se o use o banheiro do paciente. Caso necessite, o visitante deve usar o banheiro próprio para este tipo de usuário.

5. A visita de crianças e idosos deve ser feita com muita atenção, pois esse grupo possui a imunidade mais baixa. Antes, então, de levar uma pessoa deste tipo ao ambiente hospitalar pense se realmente é necessário ou viável sua ida.

6. Respeitar sempre o horário de visita é indiscutível. Não cause transtornos à equipe do hospital exigindo tempo extra ou algo parecido. “A duração [do encontro] depende da intimidade com o paciente e do momento que ele está passando. Se não for tão íntimo da pessoa, faça uma visita mais rápida”, aconselha Nathália Lopes, coordenadora de hospitalidade do hospital Sírio-Libanês.

Continuar Lendo  Novas regras do consórcios - 2009

7. Converse com o acompanhante ou até mesmo com alguém do hospital para saber o horário mais conveniente para se fazer a visita. Muitas vezes o paciente teve de fazer algum exame ou procedimento exaustivo e está precisando repousar.

8. Caso você seja o acompanhante do paciente não tenha receio em restringir as visitas. Em situações necessárias diga delicadamente que o paciente está com limitações e não pode receber muitas visitas.

9. Em caso de nascimento de um bebê é aconselhável que apenas os mais próximos visitem a criança, até que ela complete o primeiro estágio de vacinas.

10. Não se deve levar comida ao paciente, pois ele pode ter alguma restrição nutricional. Caso deseje fazer, é aconselhável que primeiramente converse com o médico responsável. “Além disso, como desconhecemos a origem do alimento, como foi armazenado, como foi preparado, é melhor evitar. Ele pode desencadear uma infecção gastrointestinal no paciente”, afirma a enfermeira Priscila Fernanda da Silva, do HCor.

11. Perfumes não são aconselháveis, pois o paciente pode ter alguma reação alérgica ou ficar enjoado.

12. Fique atento aos presentes que quiser dar. Verifique primeiramente se o paciente pode ter acesso à isso no momento.

13. As flores como presente devem ficar do lado de fora do quarto, para evitar a transmissão de doenças, principalmente em pacientes oncológicos e mais debilitados.

As regras acima permitem que a visita seja revitalizadora para o paciente e evita riscos à saúde dele e de quem o está visitando.

Top