segunda-feira, 26 de setembro de 2022 - 26/09/2022 05:49:57
MundodasTribos

Primeiramente, é importante mencionar que trabalhadores que têm em mente se aposentarem através do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), deverão ter consigo todos os documentos que façam a comprovação de todo o tempo contribuído, bem como os valores recolhidos. 

O que este artigo aborda:

Como resolver problemas com o INSS por causa do CNIS?

Antes de mais nada, torna-se necessário ter conferido se as anotações de entrada e saída de todas as empresas na qual trabalhou foram inseridas do modo correto no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Acessar o CNIS poderá ser feito através do site Meu INSS ou pelo aplicativo. Portanto, antes de verificar as demais papeladas deverá se atentar ao CNIS e descobrir se está com as informações corretas.

Cadastro do CNIS

O principal problema que atrapalha trabalhadores que desejam se aposentar, é justamente o CNIS. Se por algum motivo não estiver completo, será viável que o trabalhador pegue todas as suas carteiras de trabalho, contratos de empregos, termos de rescisão contratual, além de carnês e contracheques, bem como solicitar o extrato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

O que fazer caso falte documentos na solicitação de aposentadoria pelo INSS

Fonte/Reprodução: Original

Caso tenha dificuldades de conseguir parte das documentações por dificuldades impostas pelo empregador, vale a pena realizar uma notificação extrajudicial ou acionar a Justiça do Trabalho.

Falência

Nota-se que é possível obter a contribuição de tempo na carteira de trabalho, mesmo que a empresa X tenha falido. Basta encontrar o sindicato da categoria, caso não seja possível através desse método, será interessante realizar uma pesquisa com nome e CNPJ do empregador e descobrir se há processos de falência.

Caso exista algum processo de falência em vigor, basta verificar em qual Vara está e pegar telefone ou endereço para conseguir contatar o administrador da massa falida. Será ele quem dará toda a documentação solicitada.

CNIS com erros

O trabalhador deve verificar o quanto antes se todas as contribuições estão, de fato, no CNIS e se não estiver, precisam realizar um agendamento com o INSS para que realizem a inclusão.

Demais erros

Solucionar demais erros para entrar com o pedido de aposentadoria através do INSS, deverão comprovar os tempos de trabalho e solicitar todas as informações em seus empregos anteriores, caso não haja dados suficientes que façam o INSS acatar ao pedido. 

O conteúdo "O que fazer caso falte documentos na solicitação de aposentadoria pelo INSS?" foi feito por Felipo Bellini e distribuído por MundodasTribos na categoria Economia em .

Felipo Bellini

Empresário, Tradutor e professor formado em Letras Inglês. Atualmente gerencio a empresa Tutora.me - Uma rede social de educação que visa a interação entre professores e alunos - e a empresa Traduza.biz - especializada em tradução acadêmica.

1

Pode ser do seu interesse

Superbid Imóveis Leilão de Imóveis Online

Superbid Imóveis Leilão de Imóveis Online

Tarifas de serviços Banco do Brasil

Tarifas de serviços Banco do Brasil

Como sair das dívidas em 2022 – Dicas Práticas

Como sair das dívidas em 2022 – Dicas Práticas

Perguntas e respostas sobre conta poupança

Perguntas e respostas sobre conta poupança

As pessoas mais ricas do Brasil

As pessoas mais ricas do Brasil

Leilão de Veículos Ribeirão Preto SP

Leilão de Veículos Ribeirão Preto SP