O que fazer caso falte documentos na solicitação de aposentadoria pelo INSS?

Felipo Bellini 04/10/2021 Economia

Primeiramente, é importante mencionar que trabalhadores que têm em mente se aposentarem através do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), deverão ter consigo todos os documentos que façam a comprovação de todo o tempo contribuído, bem como os valores recolhidos. 

Como resolver problemas com o INSS por causa do CNIS?

Antes de mais nada, torna-se necessário ter conferido se as anotações de entrada e saída de todas as empresas na qual trabalhou foram inseridas do modo correto no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Acessar o CNIS poderá ser feito através do site Meu INSS ou pelo aplicativo. Portanto, antes de verificar as demais papeladas deverá se atentar ao CNIS e descobrir se está com as informações corretas.

Cadastro do CNIS

O principal problema que atrapalha trabalhadores que desejam se aposentar, é justamente o CNIS. Se por algum motivo não estiver completo, será viável que o trabalhador pegue todas as suas carteiras de trabalho, contratos de empregos, termos de rescisão contratual, além de carnês e contracheques, bem como solicitar o extrato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

O que fazer caso falte documentos na solicitação de aposentadoria pelo INSS

Fonte/Reprodução: Original

Caso tenha dificuldades de conseguir parte das documentações por dificuldades impostas pelo empregador, vale a pena realizar uma notificação extrajudicial ou acionar a Justiça do Trabalho.

Falência

Nota-se que é possível obter a contribuição de tempo na carteira de trabalho, mesmo que a empresa X tenha falido. Basta encontrar o sindicato da categoria, caso não seja possível através desse método, será interessante realizar uma pesquisa com nome e CNPJ do empregador e descobrir se há processos de falência.

Caso exista algum processo de falência em vigor, basta verificar em qual Vara está e pegar telefone ou endereço para conseguir contatar o administrador da massa falida. Será ele quem dará toda a documentação solicitada.

CNIS com erros

O trabalhador deve verificar o quanto antes se todas as contribuições estão, de fato, no CNIS e se não estiver, precisam realizar um agendamento com o INSS para que realizem a inclusão.

Demais erros

Solucionar demais erros para entrar com o pedido de aposentadoria através do INSS, deverão comprovar os tempos de trabalho e solicitar todas as informações em seus empregos anteriores, caso não haja dados suficientes que façam o INSS acatar ao pedido. 

Outros artigos

Os casamentos de Gretchen

22/08/2013

Os casamentos de Gretchen

A vida amorosa de Gretchen é bastante movimentada e alvo certo da imprensa. A rainha do rebolado, que está com 54 anos, já se casou 16 vezes, mas nenhum destes relac...

Cadeira De Ginástica Modelos, Preços

20/11/2010

Cadeira De Ginástica Modelos, Preços

A pratica de exercícios físicos atualmente se tornou necessário principalmente para aquelas pessoas que buscam uma vida mais saudável longe de problema como a ob...