Qual Limite de Transferência pelo PIX

Qual Limite de Transferência pelo PIX

Qual Limite de Transferência pelo PIX

Imagem: Divulgação

Larissa Alves 25/05/2021 Serviços

Qual limite de transferência pelo PIX? Confira essa e outras dúvidas neste artigo. Nós separamos tudo o que você precisa saber sobre o PIX, o sistema que foi criado pelo Banco Centro e entrou em funcionamento no final do ano passado e tornou-se uma ferramenta excelente para receber e realizar pagamentos de maneira rápida e segura, pois o valor cai instantaneamente na conta em apenas alguns cliques.

Qual Limite de Transferência pelo PIX. (Imagem: Divulgação)

Qual limite de transferência pelo PIX?

Você sabe quanto dinheiro pode transferir através do PIX? Os bancos são livres para estabelecer esse limite ou não de valor para suas transferências e pagamentos. O Banco Central, criador do PIX, apenas determinou no início que esses valores não podem ser inferiores a 50% do limite disponibilizado para TED ou ainda 100% do limite de compras para o cartão de débito.

Já neste ano, em março, o limite de transferências passou a ser o mesmo valor permitido para TED ou as compras de cartão de débito. Pode variar, pelo horário da transação e dia. Então, cada usuário tem um limite pré-estabelecido para PIX? Sim! Cada instituição que participa do Pix estabelece os valores máximos para realização de transações com os quais seus clientes podem contar.

Como saber o meu limite para transferências PIX?

O PIX foi criado pelo Banco Central e esses limites de transferência PIX nada mais são do que uma própria segurança, afim de evitar fraudes. (Imagem: Divulgação)

É possível consultar o seu valor limite de transferência no próprio aplicativo do banco pelo celular ou no internet banking. Caso, não encontre ou tenha alguma dúvida indicamos conversar com o seu gerente pessoal.

Esse valor varia de acordo com o cliente e pode ser aumentado conforme o relacionamento com o banco. Esses limites de transferência PIX nada mais são do que uma própria segurança, afim de evitar fraudes. No início as operações eram mais restritas, mas agora o Banco Central foi permitindo o aumento dos valores máximos.

PIX é seguro?

As transações do PIX contam com as mesmas medidas preventivas e de segurança que as operações de TED e DOC, com autenticação e criptografia. Além, das camadas de segurança dos aplicativos de cada banco que contam com senha e biometria.

Falando sobre as informações pessoais de cada usuário, o Banco Central, garante por Lei que todas são protegidas pelo sigilo bancário e pela lei Geral de Proteção de Dados. Então, não é preciso se preocupar. Apenas, usar o bom senso para compartilhar a chave PIX apenas com pessoas de segurança, pois são seus dados pessoais.

Quem pode fazer as transações PIX?

  • entre pessoas;
  • entre estabelecimentos comerciais e pessoas;
  • entre estabelecimentos;
  • para entidades governamentais.

Para quem ainda tem receio é um método muito seguro de transferência.

Quais são os objetivos do PIX?

O PIX já se tornou uma das principais transações digitais comerciais do país por conta da facilidade. (Imagem: Divulgação)

Apesar da expansão de adequação de muitos brasileiros, ainda tem muita gente receosa, achando que pode ter algo estranho aí. Pensando nisso, separamos alguns objetivos principais da criação e popularização do PIX.

  • Redução dos custos das operações de pagamentos/ transferências.
  • A facilidade para os pagamentos de boletos e contas.
  • Utilizar a tecnologia para acelerar as transações e movimentações bancárias que podem ser realizadas em segundas.
  • Evitar cada vez mais a presença de idas físicas aos bancos e reduzir custos.
  • O aperfeiçoamento de transações financeiros ao longo prazo, pois é benéfico para todos os envolvidos.
  • A simplificação do pagamento de impostos.
  • A agilidade dos pagamentos em todos os estabelecimentos comerciais.

Cuidado com golpes e erros de transferência!

A segurança da transação não é colocada em questão, pois tem a mesma segurança de DOC e TED. Os golpes aplicados por criminosos são outros. (Imagem: Divulgação)

A praticidade e facilidade de realizar transações sem custo (para pessoas físicas) e sem precisar de todos os dados do beneficiário fez com que os brasileiros se adaptassem bem rápido a modalidade PIX.

Já são mais de 70% dos brasileiros cadastraram uma chave PIX e utilizam a nova forma de pagamento digital. Porém, apesar de ser seguro, existem muitos golpes sendo aplicados por criminosos.

Os golpes que podem ser aplicados não se relacionam com falhas de segurança do PIX, já são golpes antigos que agora são aplicados também no PIX. Os principais são:

  • Central de Atendimento
  • Duplicação de WhatsApp
  • Venda Falsa
  • Comprovante Falso

Falando sobre fazer um PIX errado, vale lembrar que não é possível cancelar depois de efetuada a transação. Por isso, é essencial que você confirme todas as informações e valor antes de colocar sua senha digital do banco para confirmar a transferência.

Então, muito cuidado e atenção!

As informações deste artigo de “Qual limite de transferência pelo PIX” foi útil? Então envia para um amigo também ler.

Outros artigos

Veneno enviado por terrorista a Obama

19/04/2013

Veneno enviado por terrorista a Obama

Na última quarta-feira (17), o FBI informou que uma carta com substância suspeita foi enviada para Barack Obama. A polícia responsável pela segurança do presidente d...

Good Card Saldo e Extrato

21/06/2011

Good Card Saldo e Extrato

Ainda há pessoas que não conhecem a bandeira Good Card, ou melhor, o cartão de crédito Good Card, apesar de que são milhares de pessoas que fazem uso do mesmo. E...