Imagem: Divulgação

Larissa Alves 24/05/2021 Serviços

Quer saber como receber dinheiro pelo PIX? Então, confira este artigo até o final! É muito simples e a ferramenta veio para facilitar as transações de transferência do país. Este novo formato de pagamento está disponível desde novembro do ano passado e neste ano ganhou uma maior expansão e aceitação dos brasileiros que em segundos, podem realizar seus pagamentos e receber dinheiro! Confira o passo a passo para receber por meio do PIX e ter o valor caindo direto na sua conta.

Como Receber Transferência pelo PIX. (Imagem: Divulgação)

Como receber dinheiro pelo PIX?

Apesar da popularização, alguns empresários, empreendedoras, autônomos e pessoas físicas ainda tem algumas dúvidas sobre o PIX. Então, vamos aproveitar para trazer muitas informações.

Primeiramente, o PIX é um novo formato de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central que permite transferências e pagamentos em tempo real, não tendo limitações de dia e horário. É disponível para qualquer instituição financeira do Brasil, ou seja, não importa qual o seu banco, o sistema PIX está disponível.

Vale lembrar que o PIX não é um aplicativo específico, a opção já é presente em todos os bancos com mais de 500 mil clientes, são obrigados a disponibilizar esta opção nos aplicativos e também, pelo internet banking.

Receber dinheiro pelo PIX: Confira o passo a passo

É muito simples receber dinheiro pelo PIX e é possível receber esse pagamento por três meios.

  • Dentro do aplicativo você pode gerar um QR Code e basta compartilhar com o pagador.
  • Outra opção é informar a sua chave PIX. Para quem não sabe o que é isso, é o nome dado para identificar a conta de uma pessoa nas transações do PIX. Essa chave pode ser criada pelo CPF, CNPJ, e-mail, número do telefone celular ou uma chave aleatória gerada pelo sistema.
  • Se você não tiver criado a sua chave PIX, ainda é possível informar os dados completos da conta, como quando fazemos no TED ou DOC.

Viu só como é simples? A pessoa fazendo o PIX para você, o dinheiro cai de forma instantânea na sua conta!

O PIX é seguro?

As transações do PIX contam com as mesmas medidas preventivas e de segurança que as operações de TED e DOC. (Imagem: Divulgação)

Apesar da expansão e popularização do serviço no país, ainda há muitos brasileiros receosos em utilizar o PIX com o receio da segurança do sistema. Por isso, separamos algumas informações aqui para vocês.

As transações do PIX contam com as mesmas medidas preventivas e de segurança que as operações de TED e DOC, com autenticação e criptografia. Além, das camadas de segurança dos aplicativos de cada banco que contam com senha e biometria.

Falando sobre as informações pessoais de cada usuário, o Banco Central, garante por Lei que todas são protegidas pelo sigilo bancário e pela lei Geral de Proteção de Dados. Então, não é preciso se preocupar. Apenas, usar o bom senso para compartilhar a chave PIX apenas com pessoas de segurança, pois são seus dados pessoais.

Fiz um PIX errado e agora? Posso cancelar?

É muito seguro fazer PIX. Não é preciso se preocupar! (Imagem: Divulgação)

O PIX é muito fácil de ser realizado, porém é preciso sempre conferir os dados e ter atenção, pois não é possível cancelar uma transação PIX depois da confirmação de pagamento. Isso porque a operação é realizada em tempo real e o dinheiro cai de forma instantânea para o favorecido.

É possível, apenas, cancelar ou alterar o valor antes da confirmação de pagamento. Uma saída, é verificar o recebedor e pedir a devolução do valor pago. Mas, o melhor é evitar essa dor de cabeça, não é mesmo?

Como fazer minha chave PIX?

Para você começar a usar o PIX criar a sua chave de cadastro. São quatro tipos disponíveis. (Imagem: Divulgação)

Como você sabe o PIX pode ser realizado em qualquer dia e horário, inclusive finais de semana e feriado e sabe o melhor, para pessoas físicas e MEI não há taxas!

Para você começar a usar o PIX criar a sua chave de cadastro. São quatro tipos disponíveis:

  • CPF ou CNPJ;
  • Número de celular (é necessário ser um número de operadora nacional);
  • Endereço de e-mail;
  • Chave aleatória (é uma sequência alfanumérica gerada pelo próprio aplicativo do banco).

Vale informar que não será possível você fazer o registro de uma mesma chave em mais de uma conta. Será necessário chaves diferentes. Também, independente da chave escolhida, é possível vincular o QR Code a determinada chave para facilitar ainda mais a transferência.

Basta enviar o QR Code para o pagado que apenas coloca a câmera para leitura e basta realizar o pagamento!

Pronto, agora você já sabe como receber dinheiro pelo PIX de forma rápida e segura! Gostou do artigo? Envia para aquela pessoa que ainda não usa o PIX.

Outros artigos

Fotos De Cintos de Couro Feminino

07/05/2010

Fotos De Cintos de Couro Feminino

O cinto feminino se destaca como um dos acessórios mais importantes para o look, ele é capaz de agregar um charme ao figurino e fazer maravilhosas combinações co...

Amor por alguém do mesmo sexo: como lidar

15/05/2012

Amor por alguém do mesmo sexo: como lidar

[caption id="attachment_446003" align="aligncenter" width="600" caption="O amor por alguém do mesmo sexo pode ser complicado em algumas situações"][/caption] Viver ...