Como receber dinheiro pelo PIX?

Como receber dinheiro pelo PIX?

Imagem: Divulgação

Larissa Alves 24/05/2021 Serviços

Quer saber como receber dinheiro pelo PIX? Então, confira este artigo até o final! É muito simples e a ferramenta veio para facilitar as transações de transferência do país. Este novo formato de pagamento está disponível desde novembro do ano passado e neste ano ganhou uma maior expansão e aceitação dos brasileiros que em segundos, podem realizar seus pagamentos e receber dinheiro! Confira o passo a passo para receber por meio do PIX e ter o valor caindo direto na sua conta.

Como Receber Transferência pelo PIX. (Imagem: Divulgação)

Como receber dinheiro pelo PIX?

Apesar da popularização, alguns empresários, empreendedoras, autônomos e pessoas físicas ainda tem algumas dúvidas sobre o PIX. Então, vamos aproveitar para trazer muitas informações.

Primeiramente, o PIX é um novo formato de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central que permite transferências e pagamentos em tempo real, não tendo limitações de dia e horário. É disponível para qualquer instituição financeira do Brasil, ou seja, não importa qual o seu banco, o sistema PIX está disponível.

Vale lembrar que o PIX não é um aplicativo específico, a opção já é presente em todos os bancos com mais de 500 mil clientes, são obrigados a disponibilizar esta opção nos aplicativos e também, pelo internet banking.

Receber dinheiro pelo PIX: Confira o passo a passo

É muito simples receber dinheiro pelo PIX e é possível receber esse pagamento por três meios.

  • Dentro do aplicativo você pode gerar um QR Code e basta compartilhar com o pagador.
  • Outra opção é informar a sua chave PIX. Para quem não sabe o que é isso, é o nome dado para identificar a conta de uma pessoa nas transações do PIX. Essa chave pode ser criada pelo CPF, CNPJ, e-mail, número do telefone celular ou uma chave aleatória gerada pelo sistema.
  • Se você não tiver criado a sua chave PIX, ainda é possível informar os dados completos da conta, como quando fazemos no TED ou DOC.

Viu só como é simples? A pessoa fazendo o PIX para você, o dinheiro cai de forma instantânea na sua conta!

O PIX é seguro?

As transações do PIX contam com as mesmas medidas preventivas e de segurança que as operações de TED e DOC. (Imagem: Divulgação)

Apesar da expansão e popularização do serviço no país, ainda há muitos brasileiros receosos em utilizar o PIX com o receio da segurança do sistema. Por isso, separamos algumas informações aqui para vocês.

As transações do PIX contam com as mesmas medidas preventivas e de segurança que as operações de TED e DOC, com autenticação e criptografia. Além, das camadas de segurança dos aplicativos de cada banco que contam com senha e biometria.

Falando sobre as informações pessoais de cada usuário, o Banco Central, garante por Lei que todas são protegidas pelo sigilo bancário e pela lei Geral de Proteção de Dados. Então, não é preciso se preocupar. Apenas, usar o bom senso para compartilhar a chave PIX apenas com pessoas de segurança, pois são seus dados pessoais.

Fiz um PIX errado e agora? Posso cancelar?

É muito seguro fazer PIX. Não é preciso se preocupar! (Imagem: Divulgação)

O PIX é muito fácil de ser realizado, porém é preciso sempre conferir os dados e ter atenção, pois não é possível cancelar uma transação PIX depois da confirmação de pagamento. Isso porque a operação é realizada em tempo real e o dinheiro cai de forma instantânea para o favorecido.

É possível, apenas, cancelar ou alterar o valor antes da confirmação de pagamento. Uma saída, é verificar o recebedor e pedir a devolução do valor pago. Mas, o melhor é evitar essa dor de cabeça, não é mesmo?

Como fazer minha chave PIX?

Para você começar a usar o PIX criar a sua chave de cadastro. São quatro tipos disponíveis. (Imagem: Divulgação)

Como você sabe o PIX pode ser realizado em qualquer dia e horário, inclusive finais de semana e feriado e sabe o melhor, para pessoas físicas e MEI não há taxas!

Para você começar a usar o PIX criar a sua chave de cadastro. São quatro tipos disponíveis:

  • CPF ou CNPJ;
  • Número de celular (é necessário ser um número de operadora nacional);
  • Endereço de e-mail;
  • Chave aleatória (é uma sequência alfanumérica gerada pelo próprio aplicativo do banco).

Vale informar que não será possível você fazer o registro de uma mesma chave em mais de uma conta. Será necessário chaves diferentes. Também, independente da chave escolhida, é possível vincular o QR Code a determinada chave para facilitar ainda mais a transferência.

Basta enviar o QR Code para o pagado que apenas coloca a câmera para leitura e basta realizar o pagamento!

Pronto, agora você já sabe como receber dinheiro pelo PIX de forma rápida e segura! Gostou do artigo? Envia para aquela pessoa que ainda não usa o PIX.

Outros artigos

Maquiagens para deixar sua mãe mais bonita

22/04/2015

Maquiagens para deixar sua mãe mais bonita

Que tal comprar maquiagens para deixar sua mãe mais bonita? Isso pode ser uma ótima opção de presente para quem deseja agradar no segundo domingo de maio. As lojas v...