Larissa Alves 29/07/2021 Serviços

Confira como cadastrar chave PIX para começar a fazer e receber transferências em apenas alguns segundos. O PIX foi criado pelo Banco Central no ano passado e desde então, vem sendo muito utilizado por empresas e pessoas físicas por conta da facilidade e benefícios da transação digital. Confira neste artigo muitas informações sobre o PIX.

Como Cadastrar Chave PIX. (Imagem: Divulgação)

Como Cadastrar Chave PIX

Para começar a usar o PIX é preciso cadastrar uma “Chave PIX’, que pode ter quatro opções de acordo com a sua preferência:

  • O seu CPF (pessoas físicas) ou CNPJ (empresas);
  • O seu e-mail;
  • Número de celular (apenas de operadora nacional);
  • Chave Aleatória (gerada pelo próprio aplicativo).

Vale lembrar, que para sua segurança, os bancos enviam um código de validação quando é escolhido o número de celular e e-mail.

Chave PIX

O PIX foi criado no final de 2020 pelo Banco Central para facilitar as transferências digitais. (Imagem: Divulgação)

Para cadastrar a chave PIX, você precisa ter o aplicativo do seu banco instalado no celular ou fazer uso do Internet Banking pelo Desktop com sua senha digital válida.

O processo de cadastro, independente do seu banco, é muito rápido e simples, em apenas algumas etapas o seu cadastro é finalizado. Nós separamos algumas opções de cadastro por alguns bancos!

Como cadastrar chave no Nubank

O Nubank colocou o botão para cadastrar a chave do Pix na tela inicial. Acima de todas as outras opções da conta. Basta tocar em “Registre suas chaves” e seguir as instruções na tela.

Como cadastrar a chave do PIX Caixa

  1. Ao acessar a conta, na tela inicial, toque em “PIX”;
  2. Selecione a opção no menu;
  3. Escolha “Cadastrar Chave” e siga as próximas instruções.

Como cadastrar chave do Pix PicPay

  1. Acesse as configurações pelo ícone da engrenagem;
  2. Escolha a opção “Meu Pix”;
  3. Siga as instruções na tela para cadastrar uma ou mais chaves no PicPay.

Quando você entrar em um aplicativo de banco ou fintech a opção deve estar clara e destacada na tela inicial. Depois de cadastrada, já está pronto para começar a usar.

Veja como cadastrar o PIX no seu banco:

PIX é seguro?

É muito seguro fazer PIX. Não é preciso se preocurar! Apenas tenha cautela porque são seus dados sendo enviados para o pagador. Cuidado com golpes. (Imagem: Divulgação)

As transações do PIX contam com as mesmas medidas preventivas e de segurança que as operações de TED e DOC, com autenticação e criptografia. Além, das camadas de segurança dos aplicativos de cada banco que contam com senha e biometria.

Falando sobre as informações pessoais de cada usuário, o Banco Central, garante por Lei que todas são protegidas pelo sigilo bancário e pela lei Geral de Proteção de Dados. Então, não é preciso se preocupar. Apenas, usar o bom senso para compartilhar a chave PIX apenas com pessoas de segurança, pois são seus dados pessoais.

Quem pode fazer as transações PIX?

  • entre pessoas;
  • entre estabelecimentos comerciais e pessoas;
  • entre estabelecimentos;
  • para entidades governamentais.

Para quem ainda tem receio é um método muito seguro de transferência.

Quais são os objetivos do PIX?

Não precisa se preocupar porque é muito rápido cadastrar a chave PIX no seu banco. (Imagem: Divulgação)

Apesar da expansão de adequação de muitos brasileiros, ainda tem muita gente receosa, achando que pode ter algo estranho aí. Pensando nisso, separamos alguns objetivos principais da criação e popularização do PIX.

  • Redução dos custos das operações de pagamentos/ transferências.
  • A facilidade para os pagamentos de boletos e contas.
  • Utilizar a tecnologia para acelerar as transações e movimentações bancárias que podem ser realizadas em segundas.
  • Evitar cada vez mais a presença de idas físicas aos bancos e reduzir custos.
  • O aperfeiçoamento de transações financeiros ao longo prazo, pois é benéfico para todos os envolvidos.
  • A simplificação do pagamento de impostos.
  • A agilidade dos pagamentos em todos os estabelecimentos comerciais.

É seguro e essa facilidade chegou para aprimorar o mercado financeiro. Apenas, é preciso atenção para quem você passa sua chave PIX, pois muitas pessoas utilizam o CPF e o número do telefone celular. Então, apenas preste atenção somente para quem você passa esse dado. Infelizmente, há golpes e pessoas mal intencionadas.

É obrigatório fazer o cadastro para usar o PIX?

Essa é uma dúvida ainda muito recorrente e a resposta é não é obrigatório e o cadastro é opcional. De acordo com o Banco Central, não é necessário cadastrar uma chave para fazer ou receber um Pix.

Porém, o cadastro da chave é “altamente recomendável” para receber um PIX.  Receber transações apenas informando os dados da conta poderá gerar demora na transação.

Gostou do artigo? Já fez seu cadastro PIX?

Outros artigos

Pai sente vergonha de atriz de O Rebu

24/07/2014

Pai sente vergonha de atriz de O Rebu

Pai sente vergonha de atriz de O Rebu por causa de cenas quentes que a filha protagoniza na novela das 23 horas. A jovem Bianca Muller, de apenas 24 anos de idade, q...

02 de março: Dia do Turismo

02/03/2012

02 de março: Dia do Turismo

No dia 02 de março é comemorado o dia do turismo. A data leva em consideração a importância desta atividade, que garante viagens nacionais e internacionais de qu...